NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 10.08.15 - 17h40

Prefeitura promove semana de cidadania no bairro de Dois Unidos

Projetos do Pacto Pela Vida do Recife chegam à comunidade, assegurando muitos serviços e lazer para a população

Começa nesta segunda-feira (10) e segue até o domingo (16) uma série de atividades e melhorias no bairro de Dois Unidos, promovidas pela Prefeitura do Recife, com a presença de diversas secretarias. Vários pontos do local estarão com a presença dos projetos do Pacto pela Vida do Recife. Entre eles estão: rodas de diálogo, melhorias da infraestrutura da comunidade e atividades ambientais.

Dentre as melhorias que estão sendo feitas no bairro, a Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) está limpando o espaço urbano, instalou dois postes com luminária, realizando podas de árvores, remoção de entulhos e tapando buracos. Também serão fiscalizadas e notificadas calçadas irregulares para que sejam adequadas à legislação vigente. A CTTU irá realizar blitz no trânsito, em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco, nas ruas do polígono. Além disto, até este domingo (16), a Guarda Municipal do Recife intensificará rondas no local.

Um circuito de diálogos sobre uma cidade segura para as mulheres, será realizado na creche Miriam Almeida, na terça-feira (11). Pela manhã, às 10h, haverá uma Formação Comunitária e roda de diálogos sobre drogas com os alunos da escola municipal Alto do Maracanã. A Turma Mangue e Tal traz uma abordagem sobre resíduos sólidos, através de exercícios e jogos, às 10h, na quarta-feira (12), no Pátio da Escola Olindina Monteiro. Junto a isto, os moradores poderão se cadastrar no Sistema Mais Emprego e assistir a palestras sobre empregabilidade, das 9h às 15h.

Na quinta (13) e na sexta (14), as atividades continuam no bairro, com o acréscimo da palestra sobre prevenção de violência contra a criança e atividades no Econúcleo da Jaqueira. No final de semana, as ações se intensificam com o plantio de mudas, combate à poluição sonora nos bares da redondeza, vacinação e distribuição de kits vermífugos para cães e gatos, e inclusão/atualização dos moradores beneficiados pelo Cadastro Único e Bolsa Família.

A partir das 16h, no sábado (15), as crianças poderão participar da Vacinação Contra a Violência. A atividade consiste em um jogo eletrônico para meninos e meninas de até 12 anos e destaca a importância das boas escolhas. Às 17h30, acontece o Cine Debate 30 Segundos Contra o Crack, que contará com a exibição de filmes de meio minuto produzidos por cineastas pernambucanos.

Quem quiser gastar energia vai poder se divertir no polo esportivo do evento, onde serão oferecidas as mais variadas atividades, como slackline, vôlei, handebol, badminton, futebol de barrinha, futevôlei, futetênis e skate.

As intervenções fazem parte do Pacto Pela Vida do Recife, programa coordenado pelas secretarias de Planejamento e Gestão e Segurança Urbana. As ações são executadas pelas Secretarias de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Mulher, Turismo e Lazer, Juventude e Qualificação Profissional, Educação, Esportes e Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas.