NOTÍCIAS

Cultura | 10.09.12 - 13h04

Escola de Gestão capacita servidores da área de saúde

[caption id="attachment_25631" align="alignleft" width="334"] EGPPR promove as oficinas para as turmas fechadas de Agentes de Saúde da Família. Foto: José Alves[/caption]

Com o foco no desenvolvimento e na constante capacitação dos servidores municipais, a Escola de Gestão da Prefeitura do Recife (EGPPR) oferece mais um mês de cursos para a ampliação de conhecimentos e das habilidades específicas. Desta vez, a EGPPR promove as oficinas ‘Compreendendo o Trabalho em Equipe’ e ‘Elaboração e Confecção de Relatórios Específicos da Vigilância à Saúde’, para as turmas fechadas de Agentes de Saúde da Família do Distrito Sanitário IV, da Secretaria de Saúde do Município.

A instrutora Ana Falcão é responsável pela oficina ‘Compreendendo O Trabalho em Equipe’ e prevê em sua programação atividades de desenvolvimento de equipe, abordando princípios e fundamentos que interferem no trabalho de campo. “Estamos orientando os servidores a vivenciar o serviço público de forma mais humanizada buscando uma qualidade de vida no trabalho, conscientizando-os sobre a importância da continuidade, pois o individualismo pode provocar a quebra do ciclo de trabalho”, explicou Ana Falcão.

A agente de saúde ambiental, Jacqueline Dias, acredita que os conhecimentos adquiridos ajudarão a melhorar os relacionamentos com a população. “Com essas aulas vamos conseguir alcançar uma maior eficiência, principalmente no atendimento a comunidade. Não adianta trabalhar de forma mecanizada e pessoal tem que haver dinâmica entre todos os membros da equipe”, avaliou a agente.

Já o curso ‘Elaboração e Confecção de Relatórios Específicos da Vigilância à Saúde’ está sendo ministrado pelo instrutor Ícaro Queiroz e encerra sua primeira turma no dia 14 deste mês. “Através dessas capacitações estamos padronizando as constantes inspeções em estabelecimentos e residências realizadas pelos agentes da vigilância à saúde. Nessas vistorias, são analisadas as situações ambiental e sanitária do local que resultam na produção de um relatório técnico com a descrição da situação encontrada e a providência tomada pelo agente”, explicou Ícaro Queiroz.

O conhecimento adquirido nas aulas será levado para um grupo maior de Agentes de Saúde Ambiental (ASA) que integram o Programa de Saúde Ambiental, da Secretaria de Saúde do Recife. O ASA, Edmilton Amaro, será um desses mediadores. “É importante esse aperfeiçoamento com a uniformização do trabalho que a gente realiza em campo, principalmente porque nós vamos fazer levar esse conhecimento para uma equipe maior de supervisores”, comentou Edmilton.

EGPPR - A Escola de Gestão é um dos núcleos que integra a Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas, com a proposta de oferecer atividades em diversas áreas, voltadas à ampliação de conhecimentos e desenvolvimento de habilidades específicas. A EGPPR segue cinco linhas de formação: Gestão Administrativa, Financeira e Orçamentária, Qualidade de Vida no Trabalho, Gestão Estratégica, Tecnologia da Informação e Comunicação e Excelência no Atendimento ao Cidadão.