Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

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Mobilidade | 10.09.21 - 15h05

Recife é destaque entre organizações de referência em mobilidade urbana

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Projetos de urbanismo tático da capital pernambucana são referência nacional e internacional. (Foto: Sepul/Divulgação)

 

 

As ações da Prefeitura do Recife para incentivar a mobilidade ativa e fomentar meios diferentes de transporte para além do carro estão recebendo destaque no Brasil e no mundo. O artigo "Recife, ano 2037", de João Pedro Corrêa, especialista em segurança viária, foi publicado no portal do trânsito na quarta-feira (1º). O principal destaque foi para a vontade política da PCR e posicionamento em devolver a cidade para as pessoas, investindo em projetos com gerência de dados, desenho urbano, fiscalização e comunicação, com o objetivo de focar na mobilidade das pessoas e não dos veículos. Na ocasião, foi citada a "metamorfose ocorrida no trânsito" da nossa cidade e a "roupagem moderna, digna e principalmente segura".

Em agosto, o projeto da Rua da Palma, que inverteu a prioridade do desenho da via dando mais espaço para os pedestres, foi destaque em publicação da NACTO-GDCI. A publicação apontou o progresso que o Recife vem conseguindo com a redução de mortes no trânsito. A Rua da Palma tem um fluxo de 1.700 pedestres por hora, mais do que os veículos motorizados, que são 190 por hora. Dessa forma, a prioridade da via foi invertida: antes, os pedestres ocupavam 40% da via, agora, passaram a ocupar 60%. A intervenção foi feita em parceria com a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária, parceira da Prefeitura do Recife em mobilidade urbana.

O uso de urbanismo tático tem sido um método utilizado para redução de sinistros de trânsito no Recife. Ao todo, já são mais de 350 mil pessoas beneficiadas com as intervenções, que já somam mais de 30 áreas. De acordo com as notificações da CTTU, ocorreu uma redução de 41% de sinistros com vítimas após as intervenções. Áreas como o Largo da Paz tiveram sete sinistros com vítimas entre janeiro e fevereiro de 2019 e, no período do ano seguinte, duas ocorrências. Na Avenida Cruz Cabugá, o número também caiu de 23 para 14 no mesmo período. Na Avenida Conde da Boa Vista, a mudança foi de 22 para quatro sinistros com vítimas também neste período.

Sobre Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global - A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. A BIGRS enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso. Para mais informações, visite: https://www.bloomberg.org/program/public-health/road-safety/ (em inglês).