NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.11 - 14h30

Prefeitura do Recife inicia programa de Educação para o Trânsito na rede municipal

Formação continuada visa a capacitar os educadores para a temática, tornando-os multiplicadores da temática nas escolas

Foi iniciada, na manhã desta segunda-feira (10), a primeira das ações do Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET), lançado pelo prefeito João da Costa no último mês de setembro. O programa educatransito@recife é destinado para professores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino. Realizado no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, a atividade serviu como lançamento do projeto piloto e também como aula inaugural da iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

O programa tem como objetivo capacitar os educadores para a temática da educação para o trânsito, tornando os participantes multiplicadores do assunto nas suas unidades escolares e entre os estudantes. Nesse primeiro momento, 100 educadores irão passar pelo curso, sendo 62 coordenadores pedagógicos, 14 dirigentes das Unidades de Tecnologia em Educação e Cidadania (UTECs) e 24 professores multiplicadores.

No ato de lançamento do educatransito@recife, a assessora executiva da Secretaria de Educação, Irenice Bezerra, falou como será o funcionamento do projeto. “Os educadores vão passar por um curso de formação de 40 horas/aula, e eles serão multiplicadores nas escolas. É importante ressaltar que várias escolas já trabalham a questão de educação para o Trânsito, mas agora vamos sistematizar essa atuação junto com um olhar da CTTU como parceira”, afirmou a gestora. Após a apresentação, já no laboratório de informática do Centro Paulo Freire, os participantes tiveram a oportunidade de se familiarizar com a plataforma tecnológica que irá subsidiar a formação.

Para o gerente de Educação para o Trânsito da CTTU, Francisco Irineu, o educador nas escolas tem um papel protagonista no que se refere ao tema trânsito. “Cada unidade escolar tem sua realidade e características diferentes, por isso o Plano Municipal coloca a questão da Educação para o Trânsito como um trabalho permanente no ambiente escolar. Educação para o Trânsito é, sobretudo, um instrumento de salvar vidas”, defendeu. O projeto de formação continuada irá trabalhar, simultaneamente, os educadores e os estudantes.

A dirigente da UTEC Gregório Bezerra, do bairro da Várzea, Cristina Brito, acredita que a capacitação será positiva para mudar a cultura, pois as crianças têm maior facilidade de assimilar as informações. “Como motorista, participo do trânsito diariamente e vejo as dificuldades da população. O comportamento de todos influi e os estudantes, aprendendo desde cedo a fazer o certo no trânsito, pode modificar essa realidade”, colocou a participante da formação.

O educatransito@recife terá como ferramentas de trabalho a discussão em fóruns, leitura de textos, exibição de vídeos e outros elementos para fazer com que os educadores tenham condições de desenvolver projetos de educação para o trânsito dentro do cotidiano escolar. O projeto piloto acontece no período de 10 de outubro a 21 de dezembro de 2011. Já a socialização dos projetos acontecerá na abertura do ano letivo de 2012.

PMET - O Plano Municipal de Educação para o Trânsito (PMET), tem prazo de execução de cinco anos, e apresenta metas definidas a serem cumpridas pelo Município, que abordam a temática de educação para o trânsito com os diversos segmentos da sociedade, sobretudo com os estudantes da rede municipal de ensino. Faz parte das diretrizes contidas no PMET, a universalização da educação para o trânsito na rede de ensino básico; formação para educação de trânsito; promoção da paz no trânsito; difusão dos princípios para segurança no trânsito; promoção da preservação do patrimônio público; promoção da sustentabilidade sócio-ambiental.