NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.12 - 19h30

Prefeitura do Recife exibe mostra fotográfica Um Olhar Sobre os Direitos Esquecidos

A exposição é o resultado da Oficina de Fotografia, que contou com a participação de 11 jovens da comunidade de Santo Amaro

[caption id="attachment_27104" align="alignleft" width="334"] A exposição é o resultado da Oficina de Fotografia, composta por 11 jovens da comunidade de Santo Amaro. Foto: Inaldo Lins[/caption]

Quem circulou pelo Pátio de Eventos do Shopping Tacaruna, na tarde desta quarta-feira (10), pôde conferir a mostra fotográfica Um Olhar Sobre os Direitos Esquecidos, que exibiu o trabalho de 11 jovens da comunidade de Santo Amaro. O evento é promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã (SDHSC).

Durante a exposição, um concurso para escolher a melhor fotografia foi realizado. Das fotos apresentadas, o retrato de uma criança se drogando sentada em uma cadeira plástica, foi o mais votado. O morador da comunidade de Santo Amaro, autor da fotografia premiada, Matheus de Oliveira, falou sobre a foto. “A situação de solidão chamou minha atenção e por isso fotografei. Percebi que a foto representava bem o tema da nossa mostra fotográfica. Fico triste quando vejo um jovem usando drogas”, completou o ganhador do prêmio de R$100,00.

A exposição é o resultado da Oficina de Fotografia, realizada entre os dias 24 de setembro e 05 de outubro. Durante as 60 horas de curso, os jovens aprenderam técnicas de enquadramento, composição, truques de dupla exposição e produziram 22 fotografias. As aulas foram ministradas pelo fotógrafo Sol Pulquério e todas as fotos foram tiradas de uma câmera plec-plec com filme de 35 mm. Além do certificado, os alunos receberam um DVD personalizado com fotos, camisas e bolsas padronizadas.

Para Amparo Araújo, a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o curso é uma oportunidade para os jovens desenvolverem trabalhos autônomos. “Eles têm potencial e são capazes de no futuro ser um empreendedor individual, se aperfeiçoando na carreira fotográfica. Os jovens produziram um lindo trabalho, que merece ter continuidade”, declarou a secretaria. Esta atividade faz parte do conjunto de iniciativas do Projeto Inserção na Linguagem das Artes, executado pela SDHSC em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça. A exposição segue até a próxima quinta-feira (11).