NOTÍCIAS

| 10.10.14 - 09h32

Exames oftalmológicos são oferecidos durante mutirão do programa Olhar Recife

Cerca de 200 crianças e adolescentes participaram nesta quinta-feira (9), na Escola Municipal Magalhães Bastos, no bairro da Várzea, do mutirão do Programa Olhar Recife, iniciativa das Secretarias Municipais de Saúde e de Educação, em parceria com a Fundação Altino Ventura (FAV). O projeto oferece consultas oftalmológicas e óculos gratuitamente a estudantes de escolas municipais do Recife. Na próxima quinta-feira, 16, a Escola Municipal Dina de Oliveira, na Iputinga, vai receber o mutirão, das 8h às 17h.

Os alunos foram submetidos a exames de acuidade visual, tonometria e dilatação de pupila. Após a consulta médica com um oftalmologista, os estudantes que apresentaram alguma dificuldade visual puderam escolher a armação dos óculos. Em até 30 dias eles vão receber o produto, na própria escola. Os casos mais graves foram encaminhados para uma avaliação detalhada na sede da FAV, localizada na Boa Vista.

A dona de casa Marinalva Alves acompanhou a filha durante a consulta. “Mariana já participou de outros mutirões. São muito importantes essas iniciativas, pois ajudam a identificar algum problema oftalmológico nos nossos filhos, que podem até comprometer o aprendizado”, afirmou a dona de casa, mãe da estudante Mariana Alves, que estuda na Escola Municipal Magalhães Bastos.

Os alunos da Escola Municipal Sociólogo Gilberto Freire e da Escola Municipal Zumbi dos Palmares também foram inscritos. “Minha filha tem miopia e precisava fazer revisão, pra saber se o grau aumentou. O mutirão facilitou e tornou mais ágil a consulta”, disse Luciene Gomes, mãe de outra estudante.