NOTÍCIAS

Cultura | 10.10.14 - 10h25

Secretaria de Educação lança projeto piloto para uso de jogos de raciocínio em escolas e creches do Recife

O Programa MenteInovadora está sendo implementado de forma experimental em unidades de Educação Infantil. O lançamento oficial será na tarde desta sexta

A Secretaria de Educação do Recife lança, na tarde desta sexta-feira (10), um projeto piloto para uso de jogos de raciocínio nas turmas de Educação Infantil de escolas e creches da Rede Municipal de Ensino. O Programa MenteInovadora, desenvolvido pela Mind Lab, está sendo implementado de forma experimental na creche-escola Albérico Dornelas, localizada no edifício sede da Prefeitura do Recife, e na Escola Municipal Darcy Ribeiro, no Cordeiro. Ao final do ano, a Secretaria analisará os resultados do programa para avaliar a possibilidade de implementá-lo em mais escolas e creches. O lançamento oficial do projeto piloto será às 15h, na Creche-Escola Albérico Dornelas, e contará com a presença da primeira-dama, Cristina Mello, do secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira, e do diretor-executivo da Mind Lab, Emílio Munaro.

Através de jogos de raciocínio do Programa Mente Inovadora, os alunos aprendem a pensar de forma criativa, planejar e tomar decisões, competir de maneira saudável e lidar com as emoções. O projeto já é desenvolvido nas 36 escolas que têm turmas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano). No total, mais de 60 professores da Rede Municipal já passaram por formações antes de iniciarem as atividades em sala de aula. A implantação do MenteInovadora é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do Recife e a Mind Lab, presente em mais de 25 países e reconhecida mundialmente por suas pesquisas e desenvolvimento de tecnologias educacionais inovadoras.

O Programa MenteInovadora é organizado por faixa etária e traz conteúdos, recursos e métodos adequados às diferentes fases de desenvolvimento dos alunos, com atividades multidisciplinares. Na Educação Infantil, são utilizados jogos de tabuleiros e acessórios para integrar os alunos e trabalhar orientação espacial, desenvolvimento psicomotor e habilidades básicas de pensamento. Já os alunos do Ensino Fundamental utilizam jogos de raciocínio para desenvolver estratégias de pensamentos, habilidades sociais e emocionais para lidar com problemas.

A metodologia utiliza pela Mind Lab estimula o aluno a pensar de forma criativa, lidar com emoções e conflitos, vivenciar situações de cooperação e competição, planejar e tomar decisões, gerenciar tempo, aceitar regras, trabalhar em equipe e desenvolver senso crítico e poder de argumentação. Os jogos didáticos propiciam o desenvolvimento da concentração, criatividade, persistência, determinação, autoconhecimento, autocontrole, além de habilidades sociais, emocionais e éticas. Através dos materiais lúdicos que propõem situações de cooperação e competição, os alunos são estimulados a enfrentar desafios, levantar hipóteses, desenvolver estratégias de pensamentos e outras habilidades necessárias para a trajetória escolar e para a vida dos estudantes. O método do semáforo, por exemplo, orienta o estudante a parar antes de agir, e o método do detetive, a fazer perguntas sistemáticas para solucionar problemas. O programa foi iniciado no Brasil em 2006 e já beneficiou milhões de estudantes de escolas públicas e particulares de mais de 25 países.

Enquanto os estudantes jogam, os professores monitoram como eles raciocinam para atingir seus objetivos e que habilidades precisam desenvolver mais para alcançá-los; percebem que alunos se destacam na liderança e promovem reflexões. Ao final da aula, os alunos são estimulados a relacionar as situações vivenciadas nos jogos com o cotidiano, discutindo a aplicação dos aprendizados na vida deles. Além disso, o trabalho é sistematizado com auxílio dos livros didáticos do programa, e os alunos ainda recebem jogos para levarem para casa e treinarem com as famílias.

Serviço:

Pauta: Lançamento de projeto piloto para uso de jogos de raciocínio em escolas e creches do Recife

Data: 10/10 (sexta-feira)

Hora: 15h

Local: Creche-escola Albérico Dornelas - Edifício sede da Prefeitura do Recife