Secretaria da Mulher

NOTÍCIAS

Mulher | 10.10.23 - 12h29

Prefeitura do Recife reforça ações de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher

img_alt

Para marcar o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, neste dia 10 de outubro, gestão municipal reforça as políticas públicas que favoreçam a proteção, estímulo à autonomia financeira e a igualdade de gênero. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

Para marcar o Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, lembrado neste 10 de outubro, a Secretaria da Mulher do Recife reforça o compromisso de conscientizar a sociedade sobre a importância de enfrentar todas as formas de violência e de promover políticas públicas que promovam a proteção, a autonomia financeira e a igualdade de gênero. Além disso, relembra a todas as cidadãs recifenses os serviços e programas que a gestão municipal oferta neste sentido. Nesse mesmo dia, duas atividades de formação serão realizadas: uma com crianças da rede municipal de ensino e outra com mulheres migrantes que são apoiadas pela Rede Cáritas.

A informação e a formação são as principais frentes de prevenção à violência e a Secretaria da Mulher do Recife investe em atividades que possam ensinar a reconhecer contextos violentos. Nesse sentido, diariamente, os programas “Empodera” e “Maria da Penha Vai à Escola” percorrem escolas da rede municipal de ensino para promover formações junto aos estudantes que permitam a desconstrução de preconceitos, disseminação de conteúdos relacionados à igualdade de gênero, a Lei Maria da Penha, valorização do respeito e inclusão. 

As equipes de Formação Sociopolítica em Gênero e Cidadania do Recife também entram neste escopo e promovem a formação, conscientização e compreensão sobre a igualdade entre os gêneros em todos os aspectos da sociedade. Além disso, realiza atividades para viabilizar a inclusão e criar ambientes mais justos e equitativos para todas as pessoas.

Nesta quarta-feira (10), inclusive, serão realizadas duas atividades que vão marcar a importância do enfrentamento à violência contra a mulher. A primeira será realizada às 9h, com os estudantes do 5º ano da Escola Municipal da Iputinga, no bairro de mesmo nome, e está inserida dentro do Projeto Maria da Penha Vai à Escola. Nesta atividade, será abordado o tema “A importância da Lei Maria da Penha”, além da culminância do Projeto com esta turma.

Já a segunda atividade ficará a cargo das equipes de Formação Sociopolítica em Gênero e Cidadania  e será realizada, às 14h, na Casa Empodera, com as mulheres migrantes que recebem apoio da Rede Cáritas. Na ação, será abordado o tema “Violência contra a mulher” e apresentado a rede de serviços da Secretaria da Mulher.

INICIATIVAS MUNICIPAIS - Além disso, também existem outras iniciativas da Secretaria para empoderar as mulheres. Como é o caso do “Tá Com Elas: O Crédito é da Mulher”, um projeto que tem como objetivo promover a autonomia financeira das mulheres empreendedoras de baixa renda da capital pernambucana, através da oferta de serviços estruturados de forma a atender as necessidades dos seus negócios. 

Também neste cenário, existe a Rede de Artesãs, que dá às mulheres acesso a informações relacionadas a feiras de artesanato, cursos, organização produtiva e gestão de negócios e assegura estandes em feiras e também presta acompanhamento contínuo às empreendedoras.

REDE DE APOIO MUNICIPAL - No que tange o apoio à mulher vítima de violência, a Secretaria da Mulher do Recife dispõe de equipamentos, como o Centro de Referência Clarice Lispector, em Santo Amaro; o SER Clarice Lispector, em Areias e as Salas de Atendimento à Mulher nos Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha; e Dom Helder, no Coque. Todos têm como objetivo garantir os direitos da mulher vítima de violência e promover o encaminhamento para as demandas específicas que cada uma apresenta.

A Secretaria ainda dispõe de uma Unidade Móvel de Atendimento à Mulher que promove atendimentos descentralizados a mulheres vítimas de violência, além de realizar ações de prevenção à violência doméstica e sexista em locais onde há uma grande incidência de casos dessa natureza.

“É crucial educar a sociedade sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher, seus impactos devastadores e como reconhecê-los. Trabalhamos fortemente e em conjunto com a sociedade para oferecer os recursos necessários para que as mulheres possam ter acesso adequado aos seus direitos e possam sair de contextos violentos que tolham a sua liberdade, autonomia e segurança”, finaliza a secretária da Mulher, Glauce Medeiros.

As mulheres ainda podem buscar apoio no WhatsApp 24h, através do número (81) 99488-6138. Além disso, no Instagram da Secretaria da Mulher (@secmulherecife) é possível encontrar informações sobre os programas, cursos e dicas para identificar sinais de abuso, violência, assédio e muitas outras formas de enfrentar o preconceito e as desigualdades.