Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 10.12.23 - 14h49

Prefeitura do Recife entrega mais uma obra do Programa Rua Tinindo em Afogados

img_alt

A Rua Lídia Guimarães foi beneficiada com implantação de drenagem e pavimentação (Foto: Diego Nigro/PCR)

O prefeito do Recife, João Campos, entregou, neste sábado (09), mais uma obra de pavimentação e drenagem do Programa Rua Tinindo, desta vez no bairro de Afogados. As intervenções foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) na Rua Lídia Guimarães e vão melhorar as condições de circulação tanto de veículos quanto de pessoas, além do sistema de escoamento das águas das chuvas.

 

“Nós estamos andando o Recife, olhando muita coisa e aqui nós sabíamos que era uma prioridade a ser feita. Quando a gente assumiu, pedi para mapear as ruas que precisavam ser calçadas na cidade, porque não tínhamos um estoque de projetos. Conseguimos contratar mais de 350 projetos de pavimentação de rua,  uma burocracia danada, mas agora chegou o momento de poder realizar tudo isso. Além da Lídia Guimarães, mais cinco ruas vão ser pavimentadas no bairro. Também pedi para priorizar o calçamento de toda a margem do canal, para não só trazer a melhoria para quem mora, como ajudar o trânsito da região”, afirmou o prefeito João Campos.

 

As obras do Programa Rua Tinindo vão beneficiar cerca de 150 vias nos próximos dois anos, em um investimento de cerca de R$120 milhões. Já foram concluídas 31 ruas e iniciados os serviços de pavimentação e drenagem em 37 vias distribuídas nas seis RPAs da cidade, melhorando as condições de tráfego e levando mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores. 

 

A Rua Lídia Guimarães, que liga as ruas 21 de Abril e Ernesto Cavalcanti, recebeu um investimento total de R$ 942 mil na obra, iniciada em 04 de abril. O trecho contemplado possui uma extensão de aproximadamente 160 metros em linha reta e a pavimentação foi executada em asfalto, numa área de 1.241,61 m². Os passeios foram feitos em uma área de 791,13 m² em piso intertravado . Já a rede de drenagem contou com a implantação de 120,63 metros de tubulação para coleta de águas pluviais.

 

“Hoje estamos reunidos para agradecer ao prefeito João Campos pela linda rua que recebemos. Foi uma conquista de muitos anos, que a gente bateu na porta de muita gente, incomodamos muitas pessoas para poder estar aqui. Realmente nossa rua está tinindo. Hoje estou sem palavras para expressar nossa gratidão”, disse emocionada dona Leonice, uma das moradoras que lideraram a luta pela pavimentação da rua.

 

Maria Izabel, moradora há 42 anos do bairro, já havia perdido as esperanças em ver sua rua calçada. “Há 19 anos que lutamos pelo calçamento dessa rua e até então muitas promessas e nada se cumpria. E dessa vez, nós conseguimos realizar esse sonho. Agora está mais fácil caminhar, de passar os automóveis. Agora nós temos uma rua digna de viver”, disse a moradora.