Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 10.12.23 - 14h48

Prefeitura entrega a quarta Praça da Infância do Recife

img_alt

Equipamento voltado ao público infantil fica na UR-01, bairro do Ibura, e recebeu investimentos da ordem de R$ 880 mil (Foto: Marlon Diego/PCR)

Na manhã deste sábado (09), o prefeito do Recife, João Campos, realizou a entrega da quarta Praça da Infância da cidade, na UR-01, no bairro do Ibura. As obras foram executadas pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e receberam investimentos de R$ 880 mil, englobando infraestrutura, brinquedos e demais componentes. A primeira Praça da Infância entregue à população fica na Praça Dom Miguel Valverde, na Encruzilhada. A segunda, no Compaz Miguel Arraes, na Av. Caxangá, e a terceira unidade está localizada no bairro de San Martin.

 

Na inauguração, o prefeito João Campos pediu ajuda da população para cuidar do local. “Aqui era um espaço que já funcionava como praça,  mas que agora tem um equipamento de qualidade, com brinquedos de primeira, novo paisagismo e ao lado de uma unidade de ensino importante. Só peço que todos possam cuidar desse espaço, porque aqui foi investido dinheiro de vocês. Quando lançamos o programa muita gente disse que íamos fazer só nós bairros de rico. Comigo não é assim. Nós começamos a fazer na periferia da cidade para mostrar que dá certo, que funciona e que todo mundo vai cuidar do equipamento”, afirmou o prefeito. 

 

As ações realizadas contaram inicialmente com a demolição de mobiliário urbano e equipamentos danificados anteriormente, e a poda e o replantio de algumas espécies de árvores na praça. A Praça da Primeira Infância Maria Sampaio, como ficou denominada, possui um caminho estruturante em concreto pigmentado, uma passeio em seixo rolado, calçada toda em paver na cor natural. No círculo "planta" há três conjuntos de mesa e cadeira, com piso em paver terracota. 

 

O círculo "areia" tem três brinquedos: um trepa cordas, um balanço e uma casinha. Também há seis carambolas giratórias na borda do círculo, e um dos círculos complementares tem dois brinquedos: um labirinto de metal e toras de madeira com diferentes alturas; no outro há um gira inclusivo (o piso de ambos é em emborrachado). Comunicações visuais como "carambola giratória" e "flor gira-gira do mandacaru" estão espalhadas pela praça. Bicicletário junto do estacionamento, bancos de madeira e alumínio estão distribuídos ao longo do equipamento. No local, um antigo posto policial abandonado foi transformado em um espaço de leitura, além de local para a Guarda Municipal. 

 

Maria do Rosário, moradora do Ibura, falou sobre a alegria de ver o local renovado. “Eu sempre passo por aqui nas minhas caminhadas e comentava com minhas amigas quando essa praça iria ficar pronta. E hoje eu vejo ela pronta, bonita do jeito que está, parece um sonho realizado. Agora temos um lugar para levar nossos filhos para brincar. Porque antes ficavam em casa, trancados, sem ter um espaço desses de lazer. Estou muito feliz em poder ver tudo que o prefeito tem feito pelo Ibura”, contou a moradora.

 

As Praça da Infância da cidade estão redefinindo a paisagem urbana e promovendo a inclusão social, representando um compromisso com a revitalização de espaços públicos, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para pessoas de todas as idades - em especial, para as crianças. As intervenções na infraestrutura da praça são um reflexo do compromisso em oferecer um espaço público agradável para a comunidade.

 

As melhorias incluem a requalificação da iluminação e da drenagem, garantindo mais segurança durante a noite e a manutenção do espaço limpo e agradável em todas as condições climáticas; calçamentos e passeios acessíveis, redesenhados para garantir acessibilidade universal, permitindo que todos desfrutem das instalações da praça; seis novos brinquedos inclusivos que serão instalados, incluindo um gira-gira inclusivo, proporcionando oportunidades de diversão e aprendizado para crianças de todas as habilidades. 

 

Além disso, áreas de convivência serão equipadas com mesas e bancos, incentivando encontros e momentos de lazer; projeto paisagístico cuidadosamente elaborado que vai embelezar a praça, criando um ambiente relaxante e convidativo, um bicicletário também será instalado para incentivar meios de transporte alternativos; segurança com a instalação de câmeras de monitoramento; e comunicação visual. A Praça da Primeira Infância Maria Sampaio é um testemunho do poder da colaboração entre a comunidade e as instituições públicas, produzida em um espaço multifuncional que atende às necessidades de todos os moradores.

 

As Praças da Infância estão sendo criadas a partir de uma metodologia que está sendo replicada em toda a cidade, com soluções específicas e em sintonia com o seu entorno. Esse método garante que toda criança recifense tenha acesso às mesmas qualidades proporcionadas por estes espaços. O projeto é elaborado a partir do “Guia de princípios para remodelação das praças para infância”, organizado pela Prefeitura do Recife, visando a requalificação paisagística que assegure a motivação de ações voltadas à inclusão, segurança, liberdade, orgulho e visibilidade das crianças.