Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 11.01.21 - 20h32

No Ar Coquetel Molotov começa hoje sua 17ª edição virtual, com programação virtual

Festival, que acontece de 11 a 23 de janeiro, foi um dos 76 projetos aprovados no edital 2019/2020 do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), iniciativa da Prefeitura do Recife

 

Começa hoje (11) à noite a primeira edição virtual do festival No Ar Coquetel Molotov, que semeará na internet sua proposta de curadoria artística com novos talentos e revelações nacionais, refletindo o que há de melhor na vanguarda de festivais independentes. O evento foi um dos 76 projetos aprovados no edital 2019/2020 do Sistema de Incentivo à Cultura (SIC), iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. 

Em sua 17ª edição, o evento acontecerá de 11 a 23 de janeiro de 2021, congregando música, arte, mundo 3D, workshops, mentorias, oficinas e uma série de shows inéditos de mais de 20 artistas locais, nacionais e internacionais. 

Para participar das atividades gratuitas, o público deve se inscrever no site do festival (https://coquetelmolotov.com.br), onde a programação, que conta ainda com o patrocínio da TNT Energy Drink, Natura Musical, Itaipava, Oi Pontes-Britsh Council e Uninassau, está distribuída em quatro seções: Oficinas, Call Centers, Encontros e Séries. 

Um dos destaques desta edição virtual é o Mundo Imersivo 3D, criado pelo grupo Rosabege, especialmente para a ocasião e que vai ter acesso pelo site do festival. O público não precisa baixar aplicativo ou qualquer outro programa. Basta escolher seu avatar e percorrer o espaço com três andares.

Estas ativações virtuais incluem espaços para ouvir novidades musicais, visitar uma exposição inédita com a linha do tempo através dos posters dos 16 anos de festival, participar de palestras, ver a Galeria Aberta de artistas LGBTQI+ com curadoria de TRANSÄLIEN (MARSHA!) e conferir uma galeria com as obras audiovisuais inéditas do edital lançado para novos artistas pernambucanos: Ciel Santos, Guma, Hood Bob, Mooniz e Siba Carvalho. 

 

Séries

O ponto alto do festival é a Série CQTL MLTV, obra conceitual audiovisual gravada parte em São Paulo, na Fauhaus, e parte no Criatório, um ateliê/estúdio com paisagem bucólica em Gravatá, interior de Pernambuco. O material inédito, que será dividido em dois episódios, encerrará a programação do festival no Youtube, com exibição nos dias 22 e 23 de janeiro. 

No line-up, um recorte do melhor da cena contemporânea nacional e uma novíssima cena atual pernambucana. A diversidade musical floresce com presenças como a da revelação Jup do Bairro, o regionalismo do tambor de ilú de Alessandra Leão, a psicodelia dos goianos do Boogarins num encontro inédito com a avant-garde Ava Rocha, o metal e o peso do Test, o trabalho performático da carioca trans Aretha Sadick, além do flow de um dos maiores expoentes do trap nacional, o paulistano Derek. 

E pra completar, a Natura Musical soma no lineup com a apresentação da tradição da ciranda de Lia de Itamaracá, o instrumental refinado e torto de Amaro Freitas e as letras sensíveis e tocantes e o beat complexo do trio Tuyo. Todos artistas com trabalhos lançados pela marca que mais investe em música. 

 

Oficinas 

Entre as oficinas, destaca-se o ciclo com Perera Elsewhere, produtora, compositora e DJ britânica radicada em Berlim, que irá ministrar por Zoom atividades como criar, gravar e processar sons, nos dias 12, 13 e 14. 

Vai ter ainda MC Tha "Abrindo os Caminhos" para começar o ano de 2021 com tudo (dia 11) e oficina para aprender a fazer GIFs com biarritzzz (dia 19).

 

Encontros

A programação dos Encontros traz temas relevantes e atuais, como a questão Artista ou Influencer?, que será discutida em duas rodadas com mediação de Benke Ferraz, nos dias 14 e 21, com a participação de nomes como Amaro Freitas, Aretha Sadick, Mahal Pita, Tuyo e Martins, na primeira rodada, e Brvnks, Luiz Lins, Mel e Romero Ferro, na segunda.

No dia 18, Tiê, Amanda Mittz e Luiza Caspary, com mediação de Mariama da Mata, discutirem sobre como fazer música acessível. Também em dois ciclos de encontros, experiências musicais imersivas serão discutidas nos dias 15 e 22, com mediação de Amnah Asad e convidados como Iracema Trevisan, Rosabege (que desenvolveu o mundo 3D do festival), Branca Shultz, Rodrigo de Carvalho e Gabriel Massan, Ale Paes Leme, Anna Costa e Silva e Magiluth. 

 

Call Center

No Call Center, estão programados bate-papos com a cantora, compositora e rapper Bixarte (dia 13), sobre Corpos e Identidade na Música, e com Johnny Hooker (dia 20), sobre processos criativos. 

 

 

Programação:

 

 11/1

 

19h - 20h - Oficina Abrindo os Caminhos com MC Tha - Zoom

 

12/1

 

15h - 17h - Oficina com Perera Elsewhere - Zoom

19h - Uninassau apresenta: Heloisa Pimentel - mundo geek no ensino superior - Mundo Imersivo 3D

 

13/1

 

15h - 17h - Oficina com Perera Elsewhere - Zoom

20h - Call Center com Bixarte - Zoom

 

14/1

 

15h - 17h - Oficina com Perera Elsewhere - Zoom

19h - Artista ou Influencer? O cansaço de acumular as funções, o limite das bolhas e monetizando nas redes com Amaro Freitas, Aretha Sadick, Mahal Pita, Tuyo e Martins mediado por Benke Ferraz (Boogarins) - Zoom

20h15 - Momento TNT com Reverse - Mundo Imersivo 3D

 

15/1

 

19h - Experiências imersivas em mundo 3D com Iracema Trevisan, Rosabege, Branca Shultz, Rodrigo de Carvalho, Gabriel Massan mediado por Amnah Asad - Zoom

21h - Show Perera Elsewhere no Mundo Imersivo 3D

 

18/1

 

16h - 17h - Pitching - Zoom

19h - Fazendo Música Acessível: Tiê, Amanda Mittz, Luiza Caspary mediado por Mariama da Mata - Youtube

 

19/1

 

16h - 17h - Pitching - Zoom

16h - 17h30 - Oficina de GIFs: Animated Text com biarritzzz - Zoom

19h - Talk com Perera Elsewhere e Papisa - Youtube 

 

20/1

 

20h - Call center com Johnny Hooker - Zoom

 

21/1

 

19h - Artista ou influencer? O cansaço de acumular as funções, o limite das bolhas e monetizando nas redes com Luiz Lins, Brvnks e Romero Ferro com mediação de Benke Ferraz (Boogarins) - Zoom

20h30 - 21h30 - Oficina: como usar um dildo? com Senta - Zoom

 

22/1

 

19h - Experiências do imersivo ao digital com Ale Paes Leme, Anna Costa e Silva, Magiluth mediado por Amnah Asad - Zoom

21h - Exibição série No Ar episódio 1 - Youtube

 

23/1

 

21h - Exibição série No Ar episódio 2 - Youtube

 

 

 

Informações sobre o evento:

Mexe Mexe Comunicação

Recife

Luma Araujo (81) 9 8532.6635 /lumali.araujo@gmail.com

Nacional

Francine Ramos (11) 98839-9735 /franfranramos@gmail.com