Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Carnaval | 11.02.24 - 18h12

Polo da Moeda exalta o samba no Sábado de Zé Pereira

img_alt

Artistas como Aborto do Cavaco e Gerlane Lops garantiram uma noite memorável de música, dança, alegria e muito samba no pé. (Foto: Wesley D'Almeida/PCR)

 

Na vibrante noite de sábado de Carnaval (10), o Polo da Moeda, na rua de mesmo nome situada no coração do Bairro do Recife, foi palco de uma festa inesquecível, repleta de samba, pagode e animação dentro da programação do Carnaval do Recife 2024. Abrindo as celebrações, a Escola de Samba Pérola do Samba, do Alto José do Pinho, deu o pontapé inicial, seguida por uma série de apresentações que incendiaram a multidão, com artistas pernambucanos como Aborto do Cavaco, Mesa de Samba Autoral, Leide do Banho, Mari’s do Samba, Gerlane Lops, Sambstar e Carla, garantindo uma noite memorável de música, dança, alegria e muito samba no pé.

Ednaldo Vicente, mais conhecido nos pagodes da vida como Aborto do Cavaco, falou da alegria que é participar do Polo do Samba da Moeda. "Celebrar o Carnaval do Recife é uma experiência única, cheia de energia e alegria. Para mim, que sou cria da Zona Norte, é um momento especial estar aqui, compartilhando nossa cultura e música com todos. É uma festa que mexe com o coração de todos nós pernambucanos e contagia quem vem de fora também. É uma honra fazer parte dessa celebração tão marcante”, disse Aborto do Cavaco.

Gerlane Lops, uma das vozes mais marcantes do samba pernambucano, protagonizou um espetáculo que cativou o público presente. "Ainda não parei para sentir esse negócio, porque ainda estou na adrenalina", expressou a artista, destacando a intensidade do momento. O palco da Moeda, ponto de encontro cultural no Recife, é fundamental para a cena do samba local. "Representa muito para o samba de Pernambuco, isso é muito importante para esse gênero que não é genuinamente pernambucano, na verdade ele é brasileiro", enfatizou, ressaltando a universalidade do gênero. Com sua performance carregada de emoção, Gerlane Lops celebrou a diversidade e a energia contagiante do Carnaval. Estou muito feliz por estar aqui nessa festa de paz, amor e alegria”, declarou.

O Carnaval do Recife se destaca como uma festa abrangente e acolhedora, que oferece espaço para todos os ritmos que animam os foliões. O samba e o pagode ganham destaque especial, encontrando seu lar no polo da Rua da Moeda, um ambiente dedicado aos apreciadores desses gêneros musicais. Ângela Maria, moradora de Campina do Barreto, na zona Norte do Recife, ressalta a importância do polo, afirmando que não dispensa a oportunidade de prestigiá-lo. “Todos os anos estou aqui, pois é o melhor polo da cidade. É o polo do Samba! Aqui podemos desfrutar de nomes consagrados como Abordo do Cavaco e a Mesa Autoral, que reúne importantes representantes desse ritmo maravilhoso, além de apreciar o incrível show de Gerlane Lops”, disse a foliã.

ASSUNTOS: