NOTÍCIAS

Cultura | 11.03.14 - 11h37

Secretaria da Mulher lança o curso de artesanato voltado para o empreendedorismo

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria da Mulher, realiza o segundo curso do programa Mulher, Trabalho e Renda, nesta terça-feira (11), às 14h, com aula inaugural no auditório do Banco do Brasil, no bairro do Recife Antigo. “Artesãs tecendo a cidadania” irá beneficiar 150 recifenses, das seis Regiões Político – Administrativas (RPA´s), com oficinas de formação em artesanato voltadas para o empreendedorismo. O objetivo da iniciativa é empoderar as mulheres com informações sobre a organização da economia e oportunidades do mercado de trabalho para o seguimento feminino, além de fortalecer a rede de artesãs na cidade. As aulas terão início no dia 17 de março e serão divididas por módulos. Ao final, haverá um desfile com as peças produzidas pelas participantes e a entrega dos certificados. A ação será executada pela Federação dos Círculos operários de Pernambuco (Fecope). Ao todo serão investidos R$ 142.625,00 com recursos do município e do governo federal.


Com duração de dois meses, a formação irá abranger, no primeiro módulo, conteúdos de gênero, raça/etnia e mundo do trabalho. O segundo é focado no empreendedorismo e artesanato manual, no qual as mulheres aprenderão, entre outros temas, a planejar e criar coleções, além de produzir eventos. No terceiro, as artesãs serão divididas em grupos de especialização: acessórios, vestuário e decoração. “O objetivo deste curso é fortalecer a ação empreendedora das mulheres e de suas organizações nas comunidades, com foco na inclusão das mesmas nas oportunidades econômicas oferecidas pela cidade. No início da gestão, visitamos as comunidades e as mulheres demandaram a ação formativa voltada para autonomia econômica e nos indicaram as potenciais participantes em cada localidades. Com o curso, as mulheres estarão no mundo do trabalho em condições melhores no que se refere a informação sobre direitos de cidadania e formação técnica em gestão e empreendedorismo”, disse a secretária da mulher, Sílvia Cordeiro.

A seleção para o programa foi feita através das rodas diálogo nas comunidades, em junho do ano passado. Serão seis turmas, com 25 mulheres cada, divididas por RPA, com aulas nos turnos da manhã e tarde. Os locais foram escolhidos pelas proximidades das residências das alunas, quem vive no Pina e Brasília Teimosa, terá aulas no Centro da Mulher Metropolitana Júlia Santiago, no bairro de Brasília Teimosa, já quem habita o Arruda e redondezas, irá pra o Centro Comunitário Salesiano, na Estrada do Arraial. Dentre as vagas disponibilizadas, haverácotas para pessoas com deficiência e para mulheres que já passaram pela rede de proteção à violência sexista ou familiar (Centro Clarice Lispector ou casa abrigo Sempre Viva).

Programa Mulher, Trabalho & Renda - Com foco na capacitação e promoção da autonomia econômica das mulheres do Recife, o programa tem por objetivo o empoderamento das mulheres para o mundo do trabalho e acesso à renda. A Secretaria da Mulher do Recife irá habilitar cerca de 475 mulheres para o mundo do trabalho e oferecer cursos de formação sócio-política para 600 mulheres. Ao todo, foram captados mais de um milhão de reais para sete cursos de formação, entre eles gestão de resíduos sólidos, artesanato, mecânica de bike e tecnologia da informação.