Secretaria de Esportes

NOTÍCIAS

Esportes | 11.03.24 - 12h39

Prefeitura do Recife entrega nova Academia da Cidade em Afogados

img_alt

A inauguração do novo equipamento, que fica na Praça do Mangue, aconteceu nesta segunda (11) e contou com um investimento de R$ 270 mil, através do Programa Recife Cuida. (Foto: Rodolfo Loepert/PCR)

 

O bairro de Afogados, na zona Oeste do Recife, acordou com uma novidade nesta segunda-feira (11): a inauguração da nova unidade do Programa Academia da Cidade (PAC) na Praça do Mangue. Com investimento de R$ 270 mil oriundos do Programa Recife Cuida, da Secretaria de Saúde do Recife (Sesau), este é o 42º polo do PAC para práticas de exercícios e demais atividades coletivas e individuais voltadas para a saúde da população. Dispondo de uma área de 202 m², o local estava em construção desde setembro de 2023 e foi entregue nesta segunda-feira, 11 de março, com a presença do prefeito João Campos e da secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque.

“Agora teremos aqui professores de educação física para orientar as pessoas, um espaço com uma estrutura voltada para os exercícios e o bem estar, além de Wi-fi do Conecta Recife gratuito. São mais de 160 profissionais de educação física trabalhando nas Academias da Cidade, isso é muito importante. Quando cuidamos da saúde através das atividades físicas, estamos cuidando da qualidade de vida e do futuro da cidade”, afirmou o prefeito durante a inauguração.

O PAC oferece ambiente livre para diversas atividades, sendo elas coletivas, como aulas de ginástica e dança, acompanhamento de corrida e caminhada e momentos de educação em saúde; ou atendimentos individuais, como acolhimento, informação, orientação e aconselhamento para o exercício, protocolo de cuidados da pessoa com hipertensão e/ou diabetes e atendimento com práticas integrativas. Tudo sob supervisão de profissionais de Educação Física. Para começar a participar, é necessário apresentar-se ao polo e conversar com o profissional responsável para agendar uma avaliação física. O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 5h30 às 11h30, e das 14h às 20h. 

‘‘A implantação do PAC Praça do Mangue representa a requalificação de espaços públicos, favorecendo um aumento de sua utilização, além da formação de grupos de convivências na comunidade. Somente nesta região, existem cerca de 10 mil usuários cadastrados no SUS Recife’’, afirma Luciana Albuquerque, salientando que o novo polo fica em uma área ventilada, próximo a um afluente do Rio Tejipió. “A nova unidade é a própria Praça do Mangue. Então, os moradores podem aproveitar desse ambiente confortável, arejado e também próximo à natureza para se cuidar, de forma gratuita”, salienta a secretária.

Gemima Sotero, 49, mora perto da Praça do Mangue e compartilhou a importância de se exercitar ao longo dos anos. "Eu já me exercitava antes e eu achei maravilhoso fazerem uma Academia da Cidade aqui. Principalmente para nós, que já não somos pessoas novas, e precisamos nos exercitar para continuar bem. Achei positivo demais", disse ela.

No dia 22 de fevereiro, o programa  Academia da Cidade completou 22 anos de existência, promovendo saúde, bem-estar e inclusão na vida da população recifense. Nos 41 polos atuais, trabalham 168 profissionais de educação física. Somente em 2023, 400 mil pessoas participaram das atividades coletivas e individuais oferecidas.

ASSUNTOS: