NOTÍCIAS

| 11.04.14 - 18h29

Parto humanizado é tema do 6° Fórum de Práticas Integrativas Complementares do Recife

Objetivo é discutir a humanização da Assistência Obstétrica e Neonatal


A humanização do parto será o tema do o 6º Fórum de Práticas de Práticas Integrativas e Complementares do Recife, que acontece na próxima segunda-feira (14), às 14h, no Centro Integrado de Saúde (CIS), no Engenho do Meio. O assunto, que está sendo debatido em todo País quando se fala em humanização no SUS, será abordado pela doula e instrutora de yoga, Heliane Garcia e pela Enfermeira Obstetra e Parteira Urbana, Tatianne Frank.

O objetivo do fórum é discutir a humanização da Assistência Obstétrica e Neonatal e disseminar as práticas que favorecem o acolhimento ideal para a mulher e o recém nascido. Na ocasião, será exibido o filme "O Renascimento do Parto", que servirá de inspiração para o debate e expor ao público as ideias referentes ao tema.

De acordo com o Programa de Humanização no Pré-natal e Nascimento, Portaria 569 – 01/06/2000, do Ministério da Saúde, “a Humanização da Assistência Obstétrica e Neonatal é a condição para o adequado acompanhamento do parto e puerpério. Receber com dignidade a mulher e o recém – nascido é uma obrigação das Unidades de Saúde. A adoção de práticas humanizadas e seguras implica na organização de rotinas, procedimentos e estrutura física, bem como a incorporação de condutas acolhedoras e não intervencionistas”.

Na rede de saúde do Recife, o parto humanizado é um direito garantido à mulher, como preconiza o Ministério da Saúde. Como forma de ampliar a humanização do parto, a Secretaria de Saúde vem desenvolvendo políticas públicas voltadas para a promoção do parto humanizado. Uma delas é a criação do Centro de Parto Normal (Rede Cegonha), cuja ordem de serviço no valor de cerca de R$ 1 milhão foi assinada na última terça-feira (8).

A medida vai reformar e ampliar o setor de triagem da Maternidade Arnaldo Marques, além de criar cinco leitos destinados ao parto normal onde as mulheres passarão o período de pré-parto, parto e pós-parto com a presença de um acompanhante à sua escolha. Uma das suítes é provida de banheira, para as mães que optarem realizar o parto na água.

Serviço:
6º Fórum de Práticas de Práticas Integrativas e Complementares do Recife
Quando: segunda-feira, dia 14
Horário: 14h
Local: Centro Integrado de Saúde (CIS)
Endereço: Rua Lindolfo Color, 165, Engenho do Meio

Informações: Nícolas Augusto 9955-7628

Palestrantes:

Tatianne Frank - Enfermeira Obstetra/Parteira Urbana
Enfermeira pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), Especialista em Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2010-2011). Atuação Profissional: UTI Neonatal e Centro Obstétrico – Maternidade Darcy Vargas – Joinville/SC. Participação na conquista do IV Prêmio Professor Galba de Araújo pelo Ministério da Saúde (2004) - Humanização do Parto. Docente área obstetrícia e saúde da mulher graduação e pós-graduação UNIOESTE e Faculdade Assis Gurgacz – Cascavel/PR (FAG). Docente pós-graduação obstetrícia em várias instituições no país. Atendimento a mais de 900 partos/nascimentos hospitalares e domiciliares. Atualmente atendendo a partos domiciliares e pós-parto em Pernambuco. Organizadora e Instrutora da Capacitação em Parteria Urbana para profissionais enfermeiros obstetras e médicos em Recife/PE. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Narrativas do Nascer – UFPE.

Heliane Garcia - Instrutora de Yoga de adultos e gestantes desde 2003. Promove Oficinas de Shantala, Baby Yoga e Casais Grávidos.
Formada em Técnicas de Yoga e Yogaterapia pela Associação Nacional de Yoga Integral - ANYI-RJ. Formação em Doula pelo Cais do Parto-PE e pelo Instituto Nômades/Ishtar-PE; em Educação Perinatal, pelo GAMA-SP; em Parto Ativo, com Janet Balaskas-UK e diversas oficinas e workshops com grandes mestres. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE.
Atua no Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas – NAPI como instrutora de yoga e educadora perinatal.

Clique aqui para acessar o evento no Facebook