Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.04.17 - 19h37

Vigilância Sanitária do Recife realiza vistoria no Mercado de São José

img_alt

A ação faz parte da Operação Pescado que inspeciona a qualidade dos peixes e outras espécies aquáticas (Foto: Cortesia)

 

A Vigilância Sanitária da Prefeitura do Recife realizou, na manhã desta terça-feira (11), uma vistoria de peixes e outras espécies aquáticas no Mercado de São José, área central do município. A ação intitulada como “Operação Pescado”, contou com a parceria do Ministério Público, Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Delegacia do Consumidor. Ontem (10) e hoje, a operação também aconteceu em outros mercados públicos e supermercados da cidade. No total, foram inutilizados 137 kg de pescados e 95 kg de carne.

Os profissionais de saúde realizaram um trabalho educativo com os comerciantes, todos receberam orientações de como é importante manter o pescado em boas condições, como em refrigeração adequada e bandejas higienizadas. A operação tem o objetivo de garantir a qualidade do produto que está sendo comercializado. “Temos que zelar pela saúde do consumidor. Aqui nós vistoriamos o ambiente, a pessoa que manipula os alimentos e o pescado. Tudo tem que estar de acordo com as normas sanitárias, caso contrário, poderá ser autuado”, pontuou Daniele Feitosa, gerente de Vigilância Sanitária do Recife.

As pessoas que foram às compras para garantir o pescado da Semana Santa gostaram da fiscalização. “Compro aqui minha vida toda. Acho ótimo que verifiquem os boxes. Essas operações garantem nosso bem-estar. Eu observo bem antes de comprar; vejo os olhos, as guelras e a temperatura”, afirmou Camila Fernanda, de 36 anos, moradora do bairro de Areias.