NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.11 - 18h35

Codecir realiza vistorias nos bairros Ibura e Jordão

Ao todo, 39 profissionais da Defesa Civil e órgãos parceiros participaram das atividades

Por Marcos da Silva

Agentes da Regional Sul da Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (Codecir) realizaram durante todo o dia desta quarta-feira (11), atividades de vistoria em áreas de risco dos bairros Ibura e Jordão. Entre as comunidades visitadas estão Três Carneiros, Lagoa Encantada e UR-12. Também foram realizados corte de árvores e colocação de 2.640 m² de lonas plásticas.

Pela manhã, as ações aconteceram nas ruas Moacir Sales e Paulo di Biasi, na Lagoa Encantada, onde os profissionais, atendendo a solicitação dos moradores, colocaram lonas plásticas em várias barreiras. A Avenida Campo Verde, em Três Carneiros, recebeu cobertura de lonas plásticas e ações de corte de árvores. Já na rua Entremontes, na UR-12, foram realizadas vistorias.

Na parte da tarde, os técnicos realizaram vistorias e corte de árvores nas ruas Professor Mauro Neves Batista, na Lagoa Encantada, e Porto Nacional, no Ibura (baixo).

A dona de casa Luzinete Pereira da Silva, de 36 anos, divide com o filho, há 13 anos, a residência da Rua Paulo di Biasi, 114, na Lagoa Encantada, e aprovou a ação da Codecir. “Com a lona, fico mais tranquila. Este ano, não caiu nenhum pedaço de barreira. Segui a orientação e cortei as bananeiras que haviam no meu terreno”, afirmou.

Também faz parte do trabalho da Codecir, a conscientização da população. Porta a porta, vamos orientando as pessoas sobre os cuidados a serem tomados para se evitar os acidentes”, diz a gerente da Regional Sul, Fabiane Oliveira.

A Defesa Civil orienta os moradores a não ocupar áreas já identificadas como de risco, não fazer cortes nas barreiras, trocar as bananeiras por árvores frutíferas, medicinais e de jardim; não jogar lixo nas barreiras e não fazer construções ou reformas antes de consultar a Prefeitura. Quem necessitar de orientação ou ajuda pode solicitar atendimento pelo telefone 0800.081.3400, que é gratuito e funciona 24 horas por dia.