NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.12 - 19h36

Encerradas as oficinas de fotografia e vídeo do Projeto Juventude de Terreiro

[caption id="attachment_18320" align="alignleft" width="334" caption="O projeto atendeu um total de 45 jovens dos bairros do Alto Santa Teresinha e Santo Amaro, sempre abordando a cultura africana como tema central. Foto: Inaldo Lins"][/caption]

Nesta sexta (11) aconteceu o encerramento das oficinas de fotografia e vídeo do Projeto Juventude de Terreiro, do Programa Nacional de Segurança com Cidadania – PRONASCI, do Ministério da Justiça. Realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, o projeto atendeu um total de 45 jovens dos bairros do Alto Santa Teresinha e Santo Amaro, sempre abordando a cultura africana como tema central.

Dessa vez, o projeto foi aberto também para jovens de outras religiões, visando ampliar o conhecimento e a valorização da cultura afro-brasileira, afinal, “não se pode respeitar aquilo que não se conhece”, explicou a diretora de Segurança Cidadã, Cacilda Medeiros.

O evento aconteceu no Centro Social Urbano do Alto Santa Terezinha, com apresentação de um documentário de 15 minutos sobre as rodas de capoeira e uma mostra de fotografias sobre as práticas e os cultos de religiões de matrizes africanas.

Todo o material foi produzido por 30 alunos das oficinas de vídeo e fotografia, em visitas a terreiros, com entrevistas a praticantes e mestres de capoeira, tudo com o objetivo de conquistar o respeito às tradições, fortalecendo a tolerância e divulgando as diferenças religiosas.

“A experiência da oficina de fotografia foi muito interessante. Aprendemos, entre outras coisas, que antes de tirar uma foto, precisamos observar o ambiente, o plano de fundo, a luz. Foi muito interessante.”, comentou Ane Caroline Monteiro da Silva, 18 anos, que pretende fazer outros cursos de fotografia para se aperfeiçoar na área.