NOTÍCIAS

Cultura | 11.05.12 - 13h50

PCR assina convênio que beneficia mulheres vítimas de violências domésticas

[caption id="attachment_18297" align="alignleft" width="334" caption="A parceria é para realizar o Curso de Bijuteria que beneficiará 135 pessoas. Foto: Irandi Souza"][/caption]

Profissionalizar mulheres vítimas de violências domésticas e sexistas para que consigam autonomia financeira e iniciem uma nova vida livre do agressor. Esse é um dos objetivos do convênio celebrado na manhã desta sexta-feira (11), no 6º andar do edificio-sede da Prefeitura, entre a PCR e a Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Casa da Mulher do Nordeste. A parceria é para realizar o Curso de Bijuteria que beneficiará 135 pessoas, entre usuárias do Centro de Referência Clarice Lispector e as albergadas da Casa Abrigo Sempre Viva do Recife.

O convênio foi assinado pela secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira, e a coordenadora - geral da Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos. “Na sua forma mais típica, a violência doméstica expressa o desejo de uma pessoa controlar e dominar a outra numa clara demonstração de poder. O empreendedorismo das mulheres, com sua inclusão no mundo do trabalho, é o primeiro passo para a independência delas e, consequentemente, sairem da violência", avalia Rejane Pereira.

A gestora fez questão de destacar o apoio do prefeito João da Costa para que o convênio entre os dois poderes fosse firmado e a atividade seja concretizada. O repasse do Governo Federal, por meio da Secretaria nacional de Políticas para a Mulher, é de R$ 130 mil.

A presidente da Associação Pernambucana das Profissionais do Sexo, Nanci Feijó, elogiou a iniciativa. "Dessa forma, é uma oportunidade da mulher iniciar uma nova vida". Já a dirigente da Casa da Mulher do Nordeste, Graciete Santos, lembrou o bom trabalho que vem realizando em parceria com a pasta Especial da Mulher, permitindo que muitas pessoas tenham uma atividade geradora de renda e assim consigam a autonomia econômica deixando para trás o com o ciclo de violência.

As oficinas de bijuteria serão ministradas pelas técnicas da Casa da Mulher do Nordeste começam no final do mês, e acontecerão nas seis Regiões Político-Administrativas (RPA’s) do Recife. As aulas também ocorrerão na própria Casa Abrigo Sempre Viva do Recife, cujo endereço é mantido em sigilo para garantir a segurança das vítimas e os filhos pequenos, que são ameaçados pelo ex-companheiro.