NOTÍCIAS

| 11.05.12 - 15h24

Trabalhadores da construção civil são orientados pela Secretaria Municipal de Saúde sobre dengue

Profissionais aprenderam maneiras de combater a doença no ambiente de trabalho

Por Clarissa Macau

[caption id="attachment_18295" align="alignleft" width="334" caption="Mais de 100 profissionais da empresa receberam instruções do supervisor do Programa de Saúde Ambiental. Foto: José Alves"][/caption]

Um canteiro de obras no calor do Recife favorece a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Por isso a construtora Conic solicitou à Secretaria de Saúde do Recife uma capacitação para orientar seus trabalhadores sobre a doença. Em clima de descontração, na manhã desta sexta-feira (11), mais de 100 profissionais da empresa receberam instruções do supervisor do Programa de Saúde Ambiental, Roberto Carlos Souza, e tiraram suas dúvidas sobre prevenção e sintomas da enfermidade.

A coordenadora de Educação Popular em Saúde do Distrito Sanitário I, Iêda Moura, ficou contente com o convite. “Temos a preocupação permanente em promover a saúde entre as pessoas da região. Percebemos que todos se interessam pela capacitação. Futuramente queremos trazer palestras sobre outras doenças, como por exemplo, a leptospirose”, antecipou.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho Edinaldo da Silva, “com a ajuda dos agentes de Saúde Ambiental, procuraremos evitar ainda mais o acúmulo de água. Também amassaremos latas de tinta e fecharemos caixas d’água, tudo para tornar distante o perigo da dengue”, comentou.

As informações da palestra não se limitaram aos cuidados no canteiro de obras, mas também na casa de cada trabalhador. O eletricista Jailson da Silva saiu do encontro sabendo mais sobre como ajudar no enfrentamento da dengue. “Existem amigos meus que não reconhecem para os sintomas da doença. Agora, prestaremos mais atenção”, assegurou.

Entre os sintomas da dengue estão febre, dor de cabeça, dor ‘atrás dos olhos’, dores musculares, dores nas articulações, indisposição, náuseas, prostração e manchas vermelhas no corpo. Quem quiser saber mais informações sobre a doença ou denunciar a ocorrência de possíveis focos do mosquito da dengue na capital pernambucana pode entrar em contato com a Ouvidoria Municipal da Saúde pelo telefone 0800.281.1520. O teleatendimento funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, sem intervalo para almoço.