NOTÍCIAS

Educação | 11.06.15 - 10h37

Alunos celebram Dia da Língua Portuguesa com trabalhos sobre Luiz Gonzaga

Dia da Língua Portuguesa, Educação, PMBFL

img_alt

Cerca de 150 alunos participaram do evento ABC do Gonzagão. (Foto: Inaldo Lins/ PCR)

 

A Secretaria de Educação do Recife montou, nesta quarta-feira (10), uma programação especial para celebrar o Dia da Língua Portuguesa com trabalhos relacionados a Luiz Gonzaga, aproveitando a proximidade do período junino. Batizado de ABC do Gonzagão, o evento foi organizado pelo Programa Manuel Bandeira de Formação de Leitores (PMBFL) no Centro Administrativo Pedagógico (CAP) da Secretaria, na Ilha do Leite. Cerca de 150 estudantes de cinco escolas municipais participaram da programação, que contou com muita música, apresentações culturais, declamação de cordel, contação de história e exibição de vídeo sobre a história do Rei do Baião.

Os alunos do 3º ao 5º ano participaram de atividades relacionadas à Língua Portuguesa através de brincadeiras e trava-línguas, pesquisas sobre escritores e expressões regionais. No decorrer da manhã, as crianças ainda assistiram à apresentação do coral da Escola Municipal São Francisco de Assis, que cantou Xote Ecológico, de Gonzaga. À tarde foi a vez da Escola Municipal Padre Antônio Henrique se apresentar com as músicas Xote das Meninas e Sabiá, também do Rei do Baião.

De acordo com Ivana Cavalcanti, coordenadora do PMBFL, a ideia é mostrar que a obra do Luiz Gonzaga vai muito além do que todos conhecem. "Toda a equipe pesquisou e descobriu várias coisas que não sabíamos. Estamos expondo curiosidades e músicas que muita gente não deve conhecer. Todos esses trabalhos aguçam a curiosidade e instigam as pessoas a quererem saber mais sobre Gonzaga”, comenta a coordenadora.

Aluno do 4º ano da Escola Municipal São Francisco de Assis, Fábio Nascimento, 9 anos, disse que já havia pesquisado sobre a história do compositor e que foi fácil ensaiar para a apresentação musical. “Foi tranquilo aprender a letra da música Xote Ecológico porque, em 2012, Luiz Gonzaga foi tema do ano letivo e fizemos vários trabalhos sobre o centenário dele", lembra o estudante.