NOTÍCIAS

| 11.07.14 - 17h00

Fórum debate ​benefícios da medicina tradicional Chinesa

O benefício da Medicina Tradicional Chinesa será tema da 8ª edição do Fórum de Práticas Integrativas e Complementares, numa iniciativa da Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas Complementares (Napi). Os interessados deverão se inscrever no local da palestra a ser realizada na próxima segunda-feira (14), a partir das 14h, no auditório Capiba, na sede da Prefeitura do Recife, no 15º andar. Além da técnica da acupuntura e de atividades como Tai Chi Chuan e Lian Gong, os palestrantes Leila Massière, Giuseppe Magaldi e Régia Sofia Azevedo vão discutir os efeitos das plantas e minerais no organismo.

A Medicina Tradicional Chinesa é um conjunto de práticas difundidas há milhares de anos no país. A Acupuntura é uma especialidade da Medicina chinesa praticada no Brasil, com métodos próprios de diagnóstico e tratamento, que tem como objetivo criar um equilíbrio no sistema psico-físico e restabelecer o equilíbrio a energia no corpo.

“A técnica mais difundida é a acupuntura, na qual finas agulhas são inseridas em pontos definidos do corpo”, explica o a palestrante Leila Massière. De acordo com especialistas, o método ajuda no tratamento de dores (músculo-esquelético) e problemas funcionais (digestivo, respiratório, circulatório, imunológico).

Dentro dos saberes de cura, que serão abordados no fórum, também estão os conhecimentos chineses sobre os efeitos das plantas e minerais; massoterapias e auriculoterapia. O Fórum é aberto ao público, mas com vagas limitadas.