Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 11.08.23 - 12h43

Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves recebe denúncias de violações de direitos humanos no Recife

img_alt

Atendimento é feito no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. (Foto: Cortesia)
 
Com o intuito de reforçar a importância de denunciar as violações de direitos humanos, o Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA) promove ação de sensibilização no edifício-sede da Prefeitura do Recife nesta sexta-feira (11). A ação é realizada em alusão ao Dia Nacional dos Direitos Humanos, celebrado neste sábado (12),  em homenagem à líder sindical Margarida Maria Alves, morta em 1983. Vinculado à Secretaria Executiva de Direitos Humanos do Recife, o CRDH-MA foi criado em 2009 e, em 2016, instituído pelo decreto municipal número 29.911/16, sendo gerido com recursos próprios para fortalecer as ações afirmativas de garantia de cidadania e promoção dos direitos humanos.  

"O grande papel do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves é ser a porta de entrada para as denúncias de violações de direitos humanos no município do Recife. Por isso, ele se torna um grande impulsionador da rede de garantias de direitos, uma vez que primeiro recebemos a denúncia, acolhemos a vítima e encaminhamos a situação para os órgãos que fazem o devido acompanhamento do caso, como, por exemplo, Secretaria da Saúde, da Assistência Social ou da Mulher", destacou a coordenadora do CRDH-MA, Natália Valadares.

De acordo com a Natália, qualquer recifense pode registrar uma denúncia relacionada a violações de direitos humanos, como homofobia, violência contra pessoas idosas ou pessoas com deficiência, vítimas de racismo. A denúncia pode ser feita de forma presencial, por telefone ou por meio da Ouvidoria-Geral do Município. Neste ano, o Centro de Direitos Humanos já recebeu e acompanhou cerca de 400 denúncias. Além disso, o CRDH-MA também realiza articulações e formações introdutórias sobre a política pública de direitos humanos e sobre o combate às violações. 

O Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves (CRDH-MA) funciona de segunda a sexta-feira, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife, das 8h às 17h. O serviço consiste em receber e encaminhar denúncias de violação de direitos humanos, atuando com articulador com as demais instâncias necessárias para tratar a situação de violação. Profissionais como assistente social, psicólogo e advogado fazem parte da equipe multidisciplinar que recebe as demandas, faz a visita domiciliar e encaminha para demais equipamentos e serviços da rede de garantia de direitos, tais como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Centro de Referência Clarice Lispector, delegacia e promotoria pública.

SERVIÇO:
Centro de Referência de Direitos Humanos Margarida Alves(CRDH-MA)
Rua Cais do Apolo, 925, 6º andar, Bairro do Recife
Atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. 
Fone: (81) 3355 9221
Site da Ouvidoria-Geral do Município ouvidoria.recife.pe.gov.br
 
ASSUNTOS: