Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 11.08.23 - 18h00

Novo PAC vai garantir 27 grandes obras no Recife

O presidente Lula lançou, nesta sexta-feira (11), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que  vai investir R$ 1,7 trilhão nos próximos anos, contemplando a retomada de obras paradas, aceleração de obras em andamento e novos empreendimentos. No Recife, o programa vai beneficiar, neste primeiro momento, 27 obras e serviços. 

 

“Quero parabenizar o presidente Lula por retomar o maior Programa de desenvolvimento do país. O Novo PAC é um marco na reconstrução do Brasil. Uma nação que volta a colocar o pobre no orçamento. O Programa também vai possibilitar um reforço nas ações que já estamos fazendo no Recife, apoiando os investimentos na educação, as obras de contenção de barreiras e de urbanização das áreas mais vulneráveis de nossa cidade", destacou o prefeito João Campos, durante o lançamento do programa no Rio de Janeiro.

 

Dentro das ações do programa federal na capital pernambucana, destacam-se  importantes intervenções para a população. Entre elas, a construção de 952 unidades habitacionais; obras de urbanização em áreas de vulnerabilidade socioambiental, como a do Pilar; a requalificação do Mercado de São José; e restauração do patrimônio histórico, a exemplo da obra de cobertura da Igreja de São José de Ribamar e restauração das Igrejas de Santo Antônio e do Carmo. Além disso, o programa também vai viabilizar obras em creches e escolas e de contenção de encostas, reforçando os grandes investimentos que a Prefeitura do Recife já vem realizando nessas áreas. 

 

O Novo PAC também vai garantir melhorias na rede de esgotamento sanitário e abastecimento de água na cidade, investimentos na rede de saúde e na área de transportes, com a construção de corredores exclusivos de ônibus, entre outras intervenções.

 

A partir de setembro, no âmbito do Programa, o Governo Federal ainda vai lançar editais que somam R$ 136 bilhões para a seleção de outros projetos prioritários de estados e municípios nas áreas de Cidades (urbanização de favelas, abastecimento de água, esgotamento sanitário, resíduos sólidos, mobilidade urbana e prevenção a desastres naturais); Saúde (UBSs, policlínicas e maternidades); Educação (creches, escolas e ônibus escolares); Cultura (CEUs da cultura e projetos de patrimônio histórico); e Esportes. A partir desta nova etapa, outras obras poderão ser realizadas no Recife dentro do Novo PAC.

 

COMPAZ -  Durante o lançamento do Novo PAC, no Rio de Janeiro, o Governo Federal também anunciou a nacionalização dos Centros Comunitários da Paz (Compaz). Ao todo serão,  o Programa vai contemplar a construção de 40 Centros Comunitários pelo país. 

 

“O Compaz é um exemplo de política pública que mostra que é possível transformar vidas e revolucionar a realidade social, através de escolhas boas e comprometidas com mudança de paradigma. E o Compaz é uma política pública de sucesso, com resultado comprovados, sendo reconhecido e premiado pela ONU como espaço que apresenta a maior capacidade de redução das desigualdades sociais"

 

Hoje, o Recife conta com quatro Centros Comunitários da Paz em atividade. Cada unidade está localizada em uma área periférica da cidade, identificada com alto índice de violência. São eles: o Compaz Governador Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha), o Compaz Escritor Ariano Suassuna (Cordeiro), o Compaz Governador Miguel Arraes (Caxangá) e o Compaz Dom Hélder Câmara (Coque). Há também duas outras unidades em construção, no Ibura e no Pina, e mais duas a serem iniciadas. Juntas, as quatro unidades atuais atendem uma média de 200 mil pessoas por ano, disponibilizando gratuitamente esportes e atividades culturais, como natação, judô, basquete, futsal, treino funcional, aulas de ballet, bordado, informática, idiomas, entre outros. Também são oferecidos serviços como CRAS, mediação de conflitos, Junta Militar, atendimento psicológico, agência de emprego e espaço de empreendedorismo, além de uma biblioteca pública em cada Compaz. 

 

Em 2022, a rede Compaz ganhou o Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas (ONU) que melhor contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e excelência no serviço público. Os equipamentos municipais foram avaliados por critérios da ONU como iniciativa de relevância e qualidade, servindo de referência internacional no atendimento à população. Esse reconhecimento ocorreu pela redução das taxas de criminalidade nas áreas próximas aos centros, que correspondem a 30,3% da população do Recife. Em 2019, o equipamento também recebeu o Prêmio Cidades Sustentáveis e o Oxfam Brasil, sendo reconhecido como o melhor projeto de redução de desigualdade social do país.