NOTÍCIAS

Mulher | 11.09.15 - 17h05

Prefeitura do Recife dá início a VI Conferência Municipal da Mulher nesta quinta-feira (10)

img_alt

O encontro tem como objetivo debater temas que garantam mais política e poder para as mulheres. (Foto: Antônio Tenório/PCR)

 

Políticas públicas e empoderamento feminino foram alguns dos temas debatidos, nesta quinta-feira (10), na abertura da VI Conferência Municipal do Recife, no Centro de Formação Paulo Freire, no bairro da Madalena. O evento, promovido pela Secretaria da Mulher do município e pelo Conselho Municipal de Mulher do Recife, tem como tema mais política e poder para as mulheres. Entre outros pontos, a reunião tem como objetivo colher propostas para a criação de um Sistema Municipal de Políticas para as Mulheres, além votar as demandas que estarão aptas para entrar no Plano Municipal de Políticas voltadas para o segmento, do próximo triênio. O grupo percussivo Baque Mulher deu boas vindas às entidades, secretários municipais e estaduais presentes. A Conferência segue até o dia 12 de setembro. 

A mesa de abertura contou com a participação do vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira; a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho; a representante do Conselho Municipal da Mulher e coordenadora da Conferência, Marinalva Lourenço; a represente da Câmara de Vereadores, Isabela de Roldão (PDT); a promotora pública do MinistérioPúblico de Pernambuco, Giovana Belfort; a representante da Marcha das Mulheres Negras, Piedade Marques; a secretária de Enfrentamento à Violência da Secretaria de Política para as Mulheres do Governo Federal, Aparecida Gonçalves; o secretário de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Jayme Asfora; a deputada estadual e presidente da Comissão de Direito das Mulheres, Simone Santana (PSB); a secretária da Mulher de Pernambuco, Silvia Cordeiro; a deputada federal, Luciana Santos (PCdoB); a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna; a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa; a representante da secretaria de Segurança Urbana do Recife, Ana Cecília Gonzales e a representante da Secretaria de Saúde do Recife, Ana Carla. Das representações de partidos políticos, estiveram na mesa, Dora Reis (PSB) e Sueli Oliveira (PT).

O vice-prefeito do Recife, Luciano Siqueira, ressaltou que as conquistas, nas últimas décadas, dos instrumentos de poder para os diversos segmentos de mulheres foram frutos de muita luta. "Tudo o que na sociedade humana é carregado de força cultural, ideológica, se arraigou no espirito das pessoas de maneira milenar, não se supera de maneira fácil. É uma luta prolongada e que nos surpreende a cada instante", disse. Além disto, o gestor reforçou o compromisso da Prefeitura e, em especial, o empenho da Secretaria na igualdade de gênero dentro e fora da instituição. "Esta Conferência, portanto, ela está chamada a cumprir um papel importante para consolidar a nossa luta no Recife, dentro das instuições públicas, na vida social, no nosso dia a dia", finalizou.

Em sua fala, a secretária da Mulher do Recife, Elizabete Godinho, deu as boas vindas as participantes e lembrou da necessidade do fortalecimento do controle social e do fortalecimento das políticas públicas. "Estamos cientes da nossa tarefa, seja enquanto poder público ou sociedade civil. Pois o que nos fortalece nessa conferência é o sentido e a busca comum de que precisamos dar as mãos para esta contrução. Aprimorar o controle social, através do fortalecimento do Conselho Municipal, do papel das conselheiras, do comprometimento da gestão com a institucionalidade do organismo de política para as mulheres e com esse fazer diário em prol das politica públicas que garantam os direitos das mulheres", comentou. Elizabete ainda reforçou que a cada formulação do Plano Municipal se contribui para as conquistas das próximas gerações. 

Convidada para debater sobre os avanços das Conferências, Aparecida Gonçalves, em sua fala, disse que eventos como estes são estratégicos, uma vez que servem para avaliar os problemas e desafios. "Nós precisamos enfrentar o conservadorismo que está colocado. Ninguém está perdendo mais que as mulheres nesse país. Em 2014, foram 500 mil estupros. A luta é das mulheres e não de um partido ou outro", pontuou. Em um segundo momento, a secretária de enfrentamento realizou uma palestra junto a deputada federal Luciana Santos sobre mais política e mais poderes para as mulheres. A mediação foi da secretária-executiva da secretaria municipal da Mulher, Ceça Costa. 

Luciana apontou um problema que permeia o universo feminino na política, a distorção da participação feminina nas esferas de poder. "Precisamos de mais mulheres na política, e essa reforma é urgente. Precisamos estar mais empoderadas e participar mais das esferas de poder sejam elas municipais, estaduais ou federais. A deputada ainda sugeriu que fosse sugestão da Conferência que o projeto de emenda constitucional (PEC) que reserva uma cota de vagas para as mulheres na política volte a Câmara, após ter sido aprovado pelo Senado Federal. 

Aparecida, por sua vez, comentou sobre os avanços, desafios, ênfase das políticas e empoderamento feminino. A gestora ressaltou que as Conferências são propulsores de melhorias nas vidas das mulheres. "Na primeira conferência que fizemos, construímos um Plano de Políticas para as Mulheres, nunca visto antes no Brasil. Ele tinha quatro eixos. Na segunda, conseguimos dez eixos principais. Nós temos diretrizes que precisam ser implantadas em todas as esferas governamentais", disse. Em relação aos avanços, a secretária informou que são de setecentos a mil organismos de mulheres presentes no território brasileiro.  

PROGRAMAÇÃO - A Conferência segue até o dia 12 de setembro. Na sexta-feira (11), terão painés sobre o Sistema de Política para as Mulheres, com a conselheira nacional dos direitos da mulher, Lúcia Rincón, e o painel sobre os avanços e desafios da política para as mulheres e controle social, realizado pela gestão municipal. Também serão formados grupos de trabalho com as delegadas eleitas nas pré-conferências para debater temas como violência de gênero, direito à cidade e mercado de trabalho. As atividades começam às 9h30 e seguem até às 17h. No sábado (12), é o dia da plenária geral e da eleição das delegadas e novas conselheiras. A programação, neste dia, tem início às 8h.