NOTÍCIAS

Cultura | 11.11.13 - 18h24

Semana da Música com shows gratuitos na Escola Municipal de Arte João Pernambuco

[caption id="attachment_40515" align="aligncenter" width="680"] Apresentações gratuitas de chorinho, jazz, forró e música erudita começaram nesta segunda (11) e seguem até a próxima quinta (14), movimentando o bairro da Várzea. (Luciano Ferreira/PCR)[/caption]

Apreciadores de chorinho, frevo, jazz, forró e música erudita ganham uma série de apresentações gratuitas na 3ª Semana da Música da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, que segue desta segunda (11) até a próxima quinta (14). As exibições acontecem das 9h às 20h e contam com grupos formados por estudantes da unidade, que compõe a rede de ensino da Prefeitura do Recife e é a única escola municipal do Nordeste dedicada ao ensino profissionalizante de artes. Shows de músicos convidados do Centro de Educação Municipal de Olinda (Cemo), do Conservatório Pernambucano de Música, da UFPE e outros artistas profissionais também estão na programação.

Adelmo Arcoverde, violeiro e compositor que acaba de lançar o CD Convertido, abre a programação desta terça (12), às 9h. Na sequência, às 10h, palestra sobre a história da música com a professora Keila Souza, do Conservatório Pernambucano de Música. A partir das 14h, é a vez do grupo de música popular Instrumental Brasileiro's, liderado pelo professor Roque Netto, da Escola João Pernambuco. A noite conta com o repertório erudito do Trio Rapadura e termina com o Quarteto de Trompetes.

Na quarta (13), a mistura de música erudita com popular do Quinteto Recife Brass é um dos destaques, com espetáculo marcado para as 10h. À noite, a partir das 19h, tem Instrumental Jazz Urbano, com Niraldo Melo, e as canções populares do grupo PKMusic, com o professor Paulo André.

A Trombonada encerra a Semana da Música da Escola João Pernambuco, sob a batuta do Professor Nilsinho, às 19h da quinta (14). Mas o último dia de exibições gratuitas começa cedo, às 9h, com o Grupo de Trombones do Recife, formado pelo professor Zilmar de Medeiros e músicos do Conservatório Pernambucano.

Nesta segunda-feira (11), o músico Beto do Bandolim abriu as apresentações com um autêntico ritmo brasileiro, o chorinho, tocando composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Ernesto Nazareth. A manhã de estreia encerrou-se com o trio erudito MDT, formado por ex-alunos da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, que tocaram músicas de origem erudita e afro.

A Semana da Música da Escola João Pernambuco criou espaço para apresentações culturais no bairro da Várzea, onde a unidade de ensino funciona há 22 anos. O evento busca promover a interação dos estudantes com artistas - inclusive aqueles que já passaram pelas salas de aula da instituição e agora retornam para compartilhar experiências.

“Voltar para me apresentar é muito gratificante. Foi aqui que comecei na música. Vim recompensar isso com muita alegria e emoção em nossa apresentação”, comentou o flautista Tiago Sá Leitão, ex-aluno da Escola Municipal de Arte João Pernambuco e um dos integrantes do trio MDT.

O diretor da Escola João Pernambuco, Abraão Marreira, ressaltou a relevância da formação musical na vida dos estudantes. “É muito bom unir música e formação tradicional. Não só na Semana da Música, mas em todas as nossas atividades, damos acesso a uma produção cultural de qualidade. Vejo também que nossos ex-alunos se tornaram excelentes profissionais e cidadãos melhores.”

Confira aqui a programação completa