NOTÍCIAS

| 11.11.13 - 15h26

SPA das Artes encerra com atividades no La Greca

[caption id="attachment_40485" align="aligncenter" width="680"] Grafiteiros e aprendizes puderam expor as suas criações e mudar a identidade visual do local, tanto na fachada com em espaços internos. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)[/caption]

Foram oito dias de intervenções, oficinas, exposições e uma série de outras ações artísticas espalhadas pela cidade, durante o 11º SPA das Artes – Semana de Artes Visuais do Recife, promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O encerramento do SPA ocorreu neste sábado (9), no Museu Murillo La Greca, no Parnamirim.

A programação do SPA, totalmente gratuita, ocorreu de 2 a 9 de novembro, aproximando o público da arte contemporânea e dando espaço para o debate sobre a produção artística e a ocupação urbana. Para Bárbara Collier, coordenadora geral do SPA das Artes, o evento conseguiu manter a sua principal característica, que é ser democrático, abrindo espaço para a experimentação. “Acho que os projetos selecionados foram incríveis, nós conseguimos movimentar a cidade e fomentar o diálogo”, disse Bárbara.

No último dia de SPA, o Museu Murillo La Greca contou com uma tarde de atividades. O projeto Spray sobre Pele é um projeto educativo do museu, e dessa vez agregou à programação da Semana de Artes Visuais. Grafiteiros e aprendizes puderam expor as suas criações e mudar a identidade visual do local, tanto na fachada com em espaços internos.

O artista Emanuel Oliveira (CE) realizou a intervenção Prótese, na qual ele substitui um galho de árvore por outro semelhante, com a ajuda de componentes como pedaços de corda e madeira. A ideia é questionar a relação entre o natural e o artificial na nossa sociedade. “Há quatro anos eu venho para o Recife acompanhar o SPA, e sempre tive vontade de participar”, afirmou.

Na ocasião, também foi apresentado o material Educativo SPA das Artes 2013, que traz informações sobre as exposições e os artistas que participaram da Semana de Artes Visuais do Recife. O material será disponibilizado nos museus e galerias – já que as mostras continuam abertas para visitação – para professores que queiram utilizá-lo em suas aulas. “O material é apropriado para todas as faixas etárias e também pode ser aproveitado por qualquer pessoa que se interesse pelo tema”, diz Lúcia Padilha, responsável pela concepção e elaboração dos textos do Educativo.

Balanço do SPA das Artes 2013

Exposições - Uma das novidades desse ano foi a incorporação das exposições entre as ações do SPA. Foram seis delas inauguradas durante a semana nas principais galerias e espaços culturais do Recife: Entre, de Chico Ludemir,Glândula Pituitária, de Ana Luísa Araújo, e Como Produzir singularidades, de Wolney Fernandes, seguem expostas até o dia 8 de dezembro. A Mostra O Design do SPA, que está no Centro de Design do Recife, no Pátio de São Pedro, vai até 31 de dezembro; SORTERRO em Mim, de Juliana Notari, até 24 de janeiro, e Memória do Olhar, de Raul Córdula, segue aberta até 26 de novembro. Além das exposições, o MAMAM – Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães, recebeu a instalação Bordado, de Kelly Lima.

Intervenções - Com o intuito de despertar o olhar e provocar reflexões através da interação com o espaço urbano, três intervenções deram o que falar. A Arq Zona Verde, do ARQdebates, trouxe ideias criativas através do concurso de arquitetura que promoveu a criação de parklets, pequenas áreas de convivência em centros urbanos; Distrito da Luz Vermelha, do Grupo Vaastu, mudou a cara da Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, alterando a cor dos postes para o vermelho, em um trecho da avenida; e Passagem/Paisagem, de Bruno Rios colocou o corpo do espectador diante de uma situação dual de acordo com o seu deslocamento na cidade.

Oficinas - Quatro oficinas gratuitas foram oferecidas através do SPA das Artes, democratizando a educação cultural e estimulando a criação nas diversas expressões das artes visuais. Foram elas: Umas aulas de arte contemporânea, ministrada por Lucas Fonseca; Experiências de artistas, ministrada por Fernanda Grigolin, para estudantes de artes, artistas, designers e poetas; Oficina de Criação em Bordado, por Tarsila Ferreira; e a oficina Olhar brasileiro: Olhares da Periferia, pelo coletivo Latitude 7, exclusiva para os adolescentes da comunidade Caranguejo Tabaiares.

Parcerias - Importantes parcerias foram estabelecidas para o 11º SPA das Artes. Com o SESC, a aproximação com o VI Salão Universitário de Arte Contemporânea – UNICO promoveu treze trabalhos que envolvem o corpo a corpo da arte com a cidade, e que participaram de um concurso com três vencedores selecionados. Além de intervenções urbanas em cinco bairros da Zona Norte, o UNICO e o SPA realizaram a segunda etapa da residência artística Integração Recife – Petrolina, com os artistas do litoral, Nando Zevê e Guto Barros, e do sertão, Elys Valentin e Luisa Magaly. Já Márcio Almeida e Paulo Brusky incorporaram à programação do SPA apresentando ao público a obra op.cit.#1, que trouxe uma frase de Brusky estampada no letreiro do Cinema São Luiz.