NOTÍCIAS

Educação | 11.11.15 - 12h20

Alunos e professor da rede municipal do Recife fazem palestras sobre robótica em Noronha

img_alt

A Secretaria de Educação do Recife foi convidada pela Escola de Referência em Ensino Médio Arquipélago Fernando de Noronha para participar de uma feira de conhecimentos. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

Dois estudantes e um professor da rede municipal de ensino do Recife vão fazer palestras sobre o Programa Robótica na Escola em Fernando de Noronha. A Secretaria de Educação do Recife foi convidada pela Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Arquipélago Fernando de Noronha para participar de uma feira de conhecimentos que acontece nos próximos dias 13 e 14, e também de uma formação de professores no dia 16. O trio viaja nesta quinta-feira (12).

O professor que vai conduzir a palestra junto com os estudantes é Cid Espíndola, que treinou a equipe da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, vencedora da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). O docente viajou com a equipe vencedora para a fase nacional da OBR, realizada em Minas Gerais, entre o fim de outubro e o início de novembro. Ele ensina robótica na Unidade de Tecnologia na Educação (Utec) Gregório Bezerra, na Várzea, e é um dos coordenadores do Programa Robótica na Escola, desenvolvido em todas as unidades de ensino da Prefeitura do Recife desde 2014.

Segundo o docente, o foco das palestras será as contribuições da robótica para o currículo escolar a partir dos relatos de experiências da rede municipal nos eventos e competições. O trio também vai apresentar duas das três linhas de robótica trabalhadas na rede municipal: robótica humanoide e robótica de encaixe com peças da Lego. "Vamos falar sobre as nossas vivências positivas e negativas, e também queremos saber das experiências da escola de Noronha com a robótica. Essa troca de figurinhas será o primeiro passo para darmos início a um intercâmbio de conhecimentos", explica Cid Espíndola, que trabalha na rede municipal há 20 anos.

Os estudantes Lucas José da Silva, 16 anos, da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, e Eduardo Gomes, 14, da Escola Municipal Arraial Novo do Bom Jesus, foram escolhidos por terem se destacado nas aulas de robótica que fazem na Utec Gregório Bezerra, em eventos e em competições. Os dois alunos do 9º ano tiveram boas participações na Campus Party e na Semana Municipal de Ciência e Tecnologia do Recife. Além disso, Lucas ficou em terceiro lugar na etapa regional da OBR. "Vamos falar sobre o quanto a robótica abre a nossa mente pra aprender matemática, física e várias outras coisas pra que a gente possa programar os robôs. É um incentivo a mais pra gente estudar", adiantou Lucas, que vai viajar de avião pela primeira vez.

A viagem do trio faz parte de um projeto de intercâmbio de conhecimentos sobre robótica que está sendo articulado pela Secretaria de Educação do Recife e a Erem Arquipélago de Fernando de Noronha. Segundo Silvana Sena, coordenadora pedagógica da unidade de ensino, o público alvo das palestras são os estudantes e professores da escola, que é a única da ilha.

"Nossos alunos do Ensino Médio começaram a ter contato com a robótica de encaixe da Lego, mas não é um projeto tão estruturado como o da Prefeitura do Recife. Queremos conhecer mais o programa da PCR para estabelecer um intercâmbio e assim engrandecer o nosso trabalho com robótica. Pretendemos avançar os trabalhos com os estudantes do Ensino Médio e também expandir pros alunos do Ensino Fundamental, a partir da experiência positiva da rede municipal de ensino do Recife", explicou a coordenadora, que veio recentemente ao Centro de Tecnologia na Educação e Cidadania (Cetec) da Secretaria de Educação do Recife para conhecer o Programa Robótica na Escola.

ROBÓTICA NA ESCOLA - A vitória dos estudantes da rede municipal na Olimpíada Brasileira de Robótica é fruto do trabalho que começou a ser desenvolvido em 2014. O Programa Robótica na Escola atende desde as crianças das creches até os jovens do 9º ano do Ensino Fundamental – estes últimos aprendem até a programar os robôs, como foi o caso dos campeões da olimpíada. Até agora, a Prefeitura do Recife investiu R$ 32 milhões no programa.

Em sala de aula, os estudantes têm mais contato com os robôs feitos com blocos de encaixe da LEGO ZOOM. Já com a linha de robôs humanoides (NAO), os estudantes têm contato quando vão a aulas no Cetec ou em eventos promovidos pela Secretaria Executiva de Tecnologia na Educação, como a caravana de robôs nas creches municipais.
A maior parte dos alunos tem aula de robótica nas aulas regulares, ministradas por professores de matemática, física, português, história, geografia e etc, que articulam a robótica aos conteúdos de suas disciplinas, a partir das formações em robótica de que participaram. Mas, no contraturno, muitos estudantes também fazem cursos específicos de robótica nas Unidades de Tecnologia na Educação (Utecs) e no Cetec, ministrados pelos coordenadores do Programa Robótica na Escola e os monitores.

Foram realizadas formações com professores, coordenadores e dirigentes, além de oficinas, treinamento e campeonatos com os estudantes. Atualmente 73.049 alunos têm acesso ao programa e 4.554 professores foram capacitados nesta área.