NOTÍCIAS

Carnaval | 11.11.15 - 17h35

PCR se reúne com representantes de blocos e camarotes para o Carnaval 2016

img_alt

O pré-cadastramento dos blocos deve ser feito por meio de formulário disponível no site da Prefeitura do Recife até o dia 30 de novembro. Já os responsáveis pelos camarotes têm até o dia 22 de janeiro para dar entrada na solicitação. (Foto: Luciano Ferreira/ PCR)

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria-Executiva de Controle Urbano, realizou, na manhã desta quarta-feira (11), uma reunião com os representantes dos camarotes para o Galo da Madrugada e dos blocos de rua para o Carnaval 2016. Além de informar quais os procedimentos necessários para a liberação dos espaços, dando enfoque às questões de segurança, a reunião também esclareceu dúvidas a respeito do pré-cadastramento dos blocos que sairão nas ruas dos bairros do Recife. Na ocasião, também estavam presentes a Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros e a CTTU.

A secretária-executiva de Controle Urbano, Cândida Bomfim, ressaltou a importância da antecedência desse encontro, como forma de reforçar os prazos que os interessados têm para estarem de acordo com os critérios da fiscalização. "Nossa intenção é, principalmente, repassar essas informações para dar celeridade aos processos de licenciamento. Como sempre, contamos com o comprometimento dos representantes para que toda a documentação seja entregue o mais rápido possível", afirmou. A secretária ainda ressalta que todo esse processo, bem como as taxas cobradas, visam oferecer mais mobilidade e ordenamento, além de mais segurança ao folião em todo o período carnavalesco.

Em relação aos blocos de rua, foi reforçado que o pré-cadastramento deve ser feito por meio de formulário disponível no site da Prefeitura do Recife até o dia 30 de novembro. Os interessados devem preencher os campos com informações obrigatórias, tais como nome do bloco, percurso, tempo estimado para o evento e previsão de público. Nome completo, endereço, telefone e CPF do responsável também são necessários. Os blocos poderão ter autorização para sair na semana pré-carnavalesca, que começa no dia 17 de janeiro, passando pelo Carnaval e segue até o dia 21 de fevereiro, quando encerra a semana pós.

Os blocos autorizados deverão cumprir os horários para início e término do evento. Nos dias de semana, apenas a partir das 20h até a meia-noite. Já nos finais de semana, o horário permitido para desfiles será de 10h às 17h e das 20h até a meia-noite. Além disso, não será permitido desfilar por corredores de transporte de segunda-feira até o sábado, e só será permitido cruzar as vias de grande fluxo após as 20h.

Quanto aos camarotes para o Galo da Madrugada, também foi esclarecido, na reunião, que é necessário estar em dia com o atestado ou protocolo de solicitação de Regularidade do Corpo de Bombeiros; anotação de responsabilidade técnica do Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea) ou Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) referente à instalação dos equipamentos de grande porte; de responsabilidade pelas instalações elétricas e/ou gerador e atestando a habitabilidade, higiene e segurança estrutural do imóvel. Além disso, o espaço deve fixar em local visível a capacidade máxima de pessoas, de acordo com o atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros. Para os espaços localizados em postos de combustíveis, é preciso fornecer parecer técnico de um engenheiro químico responsável, que ateste a viabilidade de instalação.

Os responsáveis pelos camarotes têm até o dia 22 de janeiro para dar entrada na solicitação na 1ª Gerência Regional da Secon, que fica na Rua do Progresso, 239, Boa Vista. O horário de atendimento foi estendido e passa a ser das 8h às 12h30 e das 14h às 17h.