NOTÍCIAS

Cultura | 11.12.13 - 15h03

40 atendentes bilíngues tomam posse e começam capacitação

A partir desta quinta (12), aulas serão teóricas, práticas e com visitas técnicas a
diversos pontos turísticos para atendimento nos CATs

Já tomaram posse, esta semana, os 40 selecionados para preencher as vagas de atendentes bilíngues nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) da Prefeitura do Recife. A partir desta quinta (12), todo o grupo começa a participar de uma capacitação. “Teremos aulas teóricas e práticas, com visitas técnicas aos pontos turísticos. Tudo isso para que o turista receba um tratamento adequado e informações ainda mais completas, que ele saia satisfeito de qualquer um dos nossos CATs”, afirma o secretário de Turismo e Lazer, Felipe Carreras. Os 40 novos atendentes começam a trabalhar no dia 21 deste mês, no dia seguinte após o fim da capacitação.

A capacitação começa às 8h30 desta quinta, na sede do Banco do Brasil (Gerência Regional de Gestão de Pessoas, no Recife Antigo), com aulas sobre relações interpessoais e qualidade no atendimento. Na sexta (13), também entra em discussão o tema ética no trabalho e uma apresentação sobre as ações e projetos da Secretaria de Turismo e Lazer. O sábado (14) será dedicado para as seguintes visitas técnicas: Praça da República, Teatro Santa Isabel, Capela Dourada, Casa da Cultura, Mercado da Boa Vista, Pátio de São Pedro, Forte das Cinco Pontas e Mercado de São José.

A programação é retomada na segunda (16), com visitas técnicas ao Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, Parque Dona Lindu, Praça de Boa Viagem e os diversos atrativos do Recife Antigo. Na terça (17), na Caixa Cultural, o grupo volta para as aulas teóricas sobre os temas: contextualização histórica e atrativos do Recife, oferta turística do Recife (atrativos naturais e culturais), equipamentos, serviços turísticos e infraestrutura de apoio, e cultura popular do Recife.

No dia seguinte (18), também na Caixa Cultural, as aulas serão sobre os atrativos de outros municípios pernambucanos. “Também devemos estar preparados para atender bem o turista que chegar aqui e pedir informações sobre outros pontos do Estado. Sendo assim, teremos aula sobre a oferta turística de Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Litoral Norte, Sul e Fernando de Noronha, Zona da Mata, Agreste e Sertão”, explica Carreras. Na quinta (19), na Uninassau, as palestras vão abordar o atendimento ao turista (manuseio de material, postura do atendente, etc) e dar exemplos práticos. O último dia da capacitação (dia 20) será dedicado às visitas técnicas na Casa Museu Magdalena, Museu do Homem do Nordeste, Museu do Estado, Mercado da Madalena, Instituto Ricardo Brennand e Oficina Cerâmica Francisco Brennand.

O processo de Seleção Simplificada foi realizado por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, com o edital divulgado no dia 15 de outubro. Mais de 300 pessoas participaram do processo seletivo, com a lista final com os 40 selecionados divulgada em 23 de novembro. As vagas serão distribuídas entre as unidades dos CATs do Aeroporto do Recife, TIP, Praça de Boa Viagem, Parque Dona Lindu, Praça do Arsenal, Pátio de São Pedro, Mercado de São José e Bomba do Hemetério. O salário oferecido é R$ 1,5 mil. Vale lembrar que um dos pré-requisitos para participar da seleção era conhecimento avançado de pelo menos um idioma, fora a Língua Portuguesa.

Nos CATs, além de obter informações sobre o destino Recife e outros municípios do Estado, os turistas também poderão ter acesso a mapas e materiais de divulgação de pontos turísticos, locais de hospedagem e ações que acontecem na cidade. Entre as funções exercidas estão: realizar serviço de atendimento ao turista nacional, internacional e ao público em geral; prestar informações sobre os atrativos, equipamentos, serviços e infraestrutura de apoio turístico de Pernambuco; bem como participar das capacitações oferecidas pela PCR e Empetur, para um melhor desempenho das funções propostas pela atividade. Os cargos são temporários por um período de 12 meses, renováveis por mais 12 meses, e a carga horária equivalente a 40h/semanais.