Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.12.18 - 20h11

PCR promove Fórum de Atenção Básica para profissionais de saúde

São oferecidas cerca de 500 vagas para o evento, mas é preciso realizar inscrição online

Nestas quinta (13) e sexta-feira (14) acontece o Fórum Municipal de Atenção Básica, promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife. O evento vai reunir, na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire, na Madalena, cerca de 500 profissionais e gestores, para discutir as necessidades, os avanços e definir estratégias para as dificuldades apontadas pelas equipes e pela população na atenção primária do município. A programação completa e o link para inscrição dos participantes estão disponíveis no nosso portal. 

O evento contará com palestras, mesas de debate com profissionais convidados de outras cidades, e formação de grupos de trabalho sobre vários temas. No ato da inscrição (online), cada participante opta por três opções de grupo de trabalho. O número de vagas é limitado por categoria e distribuídas proporcionalmente por distritos sanitários.

Na quinta, as atividades começarão às 9h30, logo após o credenciamento, com uma mesa de debate que vai discutir os “Avanços e Desafios para uma APS baseada na Estratégia de Saúde da Família”. À tarde, haverá a formação de seis grupos de trabalho: Acesso/Gestão de agenda; Coordenação do cuidado e Fluxos de Rede; APS e formação na saúde; Educação permanente; Carteira de serviços; O uso do território na APS. Na sexta, haverá discussão das propostas e soluções apresentadas pelos grupos e apresentação do Relatório Geral do Fórum para o público.

Rede - A Atenção Básica do Recife está dividida, atualmente, em oito distritos sanitários, composta por 276 equipes de saúde da família, 173 equipes de saúde bucal e 20 equipes do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Ao todo, esses profissionais atuam em cerca de 150 unidades de saúde (unidades de saúde da família, unidades básicas tradicionais e policlínicas).

INSCRIÇÃO E PROGRAMA DO FORUM