Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 11.12.20 - 14h24

PCR realiza drive-thru de vacinação antirrábica animal neste sábado (12)

img_alt

Os dois postos, que serão montados na Avenida Norte e na Avenida Boa Viagem, funcionarão das 8h às 17h (Foto: IKAMAHÃ/SesauPCR)


CONFIRA OS LOCAIS AQUI

A Prefeitura do Recife realiza, neste sábado (12), mais um dia de Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, com uma estratégia diferente. Dois postos de drive-thru serão montados nas Zonas Norte e Sul da cidade, e funcionarão entre 8h e 17h, para que os tutores levem os bichos para serem vacinados sem precisar descer do veículo. A ação é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde, Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Pernambuco.

Um dos postos estará montado em frente à Escola Técnica Estadual Miguel Batista, na Avenida Norte, na Macaxeira; o outro será instalado na Avenida Boa Viagem, na altura do Segundo Jardim. Nesses dois locais, haverá profissionais da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde e voluntários, fazendo a aplicação das doses em cães e gatos. Médicos veterinários também estarão em cada ponto, caso seja necessário realizar algum atendimento de urgência.

A estratégia de vacinação dos animais em esquema de drive-thru se soma a todas as outras ações da Campanha, que teve início em outubro, com a aplicação das doses casa a casa em área prioritária, e nos postos fixos disponíveis em vários bairros da cidade. A partir da próxima semana, quem não levou o animal para tomar a vacina, pode procurar a sede do Distrito Sanitário do bairro onde mora, para agendar a aplicação da dose. A lista está disponível aqui. O imunizante também está disponível durante todo o ano no Centro de Vigilância Ambiental do Recife, em Peixinhos, e no Hospital Veterinário do Recife, no bairro do Cordeiro.

RAIVA – A raiva é considerada uma doença muito grave pelo alto nível de letalidade e é, normalmente, transmitida pela mordida ou arranhão de um animal infectado. No animal, os principais sintomas são o aparecimento repentino de agressividade, salivação excessiva e paralisia. Já no ser humano, a doença se manifesta com febre, confusão mental, paralisia, dor de cabeça e salivação excessiva. Não há tratamento disponível para a infecção e caso os sintomas apareçam o recomendado é procurar atendimento médico imediatamente.