Secretaria de Infraestrutura

NOTÍCIAS

Infraestrutura | 11.12.23 - 20h17

Prefeitura do Recife inaugura praça totalmente requalificada no Poço da Panela

img_alt

O equipamento foi recuperado pelo programa Tá Aprumado Praças e ganhou novos brinquedos e mobiliários, aparelhos de ginástica, pista de skate, quadra e jardim filtrante (Foto: Marlon Diego/PCR)

O prefeito do Recife, João Campos, entregou, neste domingo (10), mais um espaço público requalificado para a população da cidade. A recuperação da Praça Professor Rui Antunes, localizada na Estrada Real do Poço, foi executada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) para oferecer à comunidade conforto e ser usada pelas pessoas com responsabilidade, zelo e cuidado, vista de fato como um local de apoio e diversão para crianças, idosos e todos que usufruem do espaço. 

 

A intervenção faz parte do Programa Tá Aprumado Praças, lançado em agosto, e que vai destinar R$ 60 milhões para revitalizar 120 espaços públicos da cidade, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cidadãos e fortalecer o senso de comunidade. Uma de suas características mais marcantes é a inclusão direta da população no processo de tomada de decisão, com uso do aplicativo WhatsApp.

 

“Essa praça tem uma novidade que é o jardim filtrante. Foi feito junto com a equipe da Universidade de Pernambuco e a estratégia é aumentar a permeabilidade, a capacidade de drenagem do solo. Aqui é um protótipo, mas a ideia é que dando certo, vamos replicar. Quanto mais área drenante, como essas, tivermos, quanto mais a gente conseguir aumentar a permeabilidade, melhor será para a drenagem da cidade, sobretudo nos períodos de chuva”, destacou o prefeito João Campos. 

 

O gestor convidou a população para conferir o novo equipamento, que vem com várias novidades. “Muita coisa que não tinha nas praças da cidade, estamos passando a implementar. Tipo de piso diferente, revestimento, brinquedos, iluminação , o tipo  de projeto arquitetônico até a construção. O que estamos vendo aqui, estamos fazendo em mais de 60 praças, entendendo que são locais onde as pessoas convivem, se encontram e que todo mundo pode desfrutar do bom espaço público. Por isso estamos investindo tanto nesses equipamentos”, finalizou o prefeito. 

 

Os serviços realizados na Praça englobam instalação de novos brinquedos em madeira, construções dos bancos em concreto com ripas em madeira, novos mobiliários em madeira, revitalização de toda a calçada da praça em paver, construção de rampa acessível, revitalização da quadra poliesportiva, projeto de paisagismo, pista de ciclismo  e skate, aparelhos de ginástica e implantação do jardim filtrante. A obra foi orçada em R$ 730 mil.

 

A estudante Rafaela Ramos, de 24 anos, é frequentadora assídua do equipamento. “Eu frequento essa praça todos os dias. Agora é que eu não quero sair mesmo daqui. A gente joga bola, se junta com os amigos. E com essa reforma ficou ainda melhor, até na segurança.  Está mais iluminado. A quadra tá com rede, tem até pista de skate. Já estamos aproveitando muito”, comemorou.