Secretaria de Segurança Urbana

NOTÍCIAS

Segurança Urbana | 12.02.20 - 23h41

Prefeitura do Recife lança cartilha para Guarda Municipal

Material servirá como orientação para o carnaval.

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, lançou nesta quarta-feira (12) uma cartilha de informações, procedimentos e abordagens para a Guarda Municipal do Recife. O material servirá para guiar os agentes de segurança quanto às abordagens de menores, negros, mulheres e o público lgbtqi+ durante o Carnaval, pautada nos parâmetros legais.

“Esse é um trabalho conduzido e protagonizado pela Guarda Municipal do Recife. Os agentes têm de ter toda a formação e a informação dessa nova abordagem sob a ótica dos Direitos Humanos, que vem sendo enfraquecida pelo contexto que vivemos hoje”, frizou Paulo Moraes, Secretário Executivo de Prevenção e Cultura Cidadã.

A iniciativa foi do Grupo de Trabalho de Enfrentamento ao Racismo Institucional, de Gênero e Diversidade, formado por guardas municipais e servidores da Secretaria de Direitos Humanos, lançado em setembro de 2019. O grupo de trabalho tem como objetivo trazer temas para que os agentes se aprofundem nas transformações em curso e reforcem e aprimorem as iniciativas que visam a promoção e defesa dos direitos humanos.

"Cada vez mais nós queremos uma guarda municipal que preste o seu serviço respeitando as diferenças”, arrematou Coronel Adalberto Freitas, secretário Executivo de Segurança Urbana

O lançamento ainda contou com painéis de Girlana Diniz, gerente de Igualdade Racial da Prefeitura do Recife; Camila Borges, chefe de Divisão dos Centros de Atendimento POP RUA; Wellington Pastor, gerente de Livre Orientação Sexual da Prefeitura do Recife; Janaína Ramos, coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos Margarida Alves; Inspetor Rinaldo Leandro, representante do Grupo de Trabalho de Combate ao Racismo; Tom Araújo, representante da Secretaria de Segmentos Sociais do Estado e Silma Paula, Gerência da Criança e do Adolescente.