NOTÍCIAS

Habitação | 12.03.15 - 21h51

Prefeito entrega 200 escrituras em Água Fria e anuncia construção de nova Upinha

Durante evento em Água Fria, Geraldo Julio entregou escrituras definitivas de posse para 200 famílias. (Foto: Andréa Rêgo Barros)



No dia em que se comemora o aniversário do Recife, a população de Água Fria ganhou um enorme presente. Na tarde desta quinta-feira (12), 200 famílias da região comemoraram o recebimento das escrituras que garantem a propriedade do terreno onde residem. Numa ação conjunta, Prefeitura do Recife e Governo do Estado emitiram gratuitamente o documento que transfere a posse definitivamente para aqueles que comprovaram que a propriedade terá um fim de moradia. Durante o evento de entrega dos documentos, o prefeito anunciou ainda a construção de uma Upinha no bairro.

"Entregamos o que era por direito dessa gente que lutou por várias décadas e só hoje pôde alcançar isso, a certeza, a segurança de suas moradias. O aniversário é do Recife, mas a população é quem está de parabéns", falou o prefeito Geraldo Julio sobre a ação que faz parte do projeto de Regularização Fundiária da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart).

O bairro de Água Fria foi o terceiro local a ser regularizado, a exemplo das comunidade de  Roda de Fogo e Chié, que também tiveram a posse definitiva do terreno, com o registro no Cartório de Imóveis, e somaram 700 escrituras entregues desde o ano passado. A iniciativa faz parte do programa estadual Meu Imóvel Legal, executado pela Perpart, numa parceria entre Prefeitura do Recife e o Governo do Estado, através da Secretaria de Administração do Estado (SAD), Secretaria de Habitação (Sehab) e Companhia Estadual de Obra e Habitação (Cehab) e em conjunto com o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).

Representando os beneficiados, Nego de Água Fria destacou a importância do ato e da luta da população. "Este dia marca a força e o empenho destas pessoas para conseguirem suas casas, porque estamos incansavelmente, atravessando gestões, pedindo, reivindicando. O dia de hoje é não só importante por termos conseguido, mas acima de tudo por ver  o quanto esta gestão está fazendo por nós, nos ouvindo e melhor: atendendo as nossas necessidades, cuidando e nos dando o melhor", destacou.

Jocilaine Maria dos Santos foi uma das agraciadas com a escritura da casa  e falou da satisfação em estar com a legalidade de sua moradia assegurada. "Agora sim eu tenho certeza que ninguém vai tomar de mim nem dos meus filhos o que é meu. Nem imaginava tanta alegria, tanta emoção. Hoje é o aniversário do Recife e nós ganhamos esse presente", afirmou a aposentada.

Com as escritura, as famílias que residem no local terão garantidas as suas propriedades, a partir da regularização fundiária jurídico-dominial de interesse social, ou seja, capaz de garantir todos os benefícios sociais e legais relativos à propriedade definitiva do imóvel, afastando o risco de perda, prevenindo a especulação imobiliária e permitindo acesso a linhas de financiamentos de crédito imobiliário de bancos oficiais para reformar a propriedade.

UPINHA - Coroando o dia, o prefeito Geraldo Julio anunciou que voltaria em breve à comunidade para dar a Ordem de Serviço para a construção de uma Upinha para o Alto do Pascoal. "As pessoas estavam pedindo  e esperando uma reforma no posto de Saúde do Alto do Pascoal. Mas falei para eles que faria melhor: vamos construir uma Upinha Dia para atender a região, com duas equipes de saúde da família, para cuidar de toda essa população que vem tendo um atendimento precário ao longo dos anos", garantiu o gestor.