Secretaria de Planejamento, Gestão e Transformação Digital

NOTÍCIAS

Administração | 12.03.19 - 13h11

Prefeitura inicia 1ª turma 2019 do Programa de Preparação para Aposentadoria - PPA

img_alt

De acordo com a coordenadora do PPA, Luciana Nery, a iniciativa foi criada pela atual gestão municipal em 2015 e tem como objetivo fortalecer e orientar os servidores para essa nova etapa da vida. (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

Cerca de 30 servidores da Prefeitura do Recife participaram, na manhã desta segunda-feira (11), do módulo inicial da 1ª turma 2019 do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA) da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas. O evento, que teve como tema Desmistificando a Aposentadoria, aconteceu no auditório da sede da administração do Município, no Cais do Apolo, e foi comandado pelas psicólogas Cirlene Francisca Sales e Elizete Maciel.

De acordo com a coordenadora do PPA, Luciana Nery, a iniciativa foi criada pela atual gestão municipal em 2015 e tem como objetivo fortalecer e orientar os servidores para essa nova etapa da vida. “São três turmas por ano, cada uma divida em sete módulos quinzenais abordando diversos temas de interesse do servidor”, explicou Nery.

Além de Desmistificando a aposentadoria, serão abordados nos próximos encontros os seguintes temas: Qualidade de Vida e Envelhecimento Saudável, Política Municipal do Idoso e Legislação Previdenciária, Empreendedorismo, Voluntariado e Educação Financeira, Relações Familiares e Projeto de Vida.

Psicóloga especializada em gerontologia, Cirlene Sales conta que é o 4º ano seguido que participa do PPA da Prefeitura do Recife. “Acho que a criação desse curso foi uma iniciativa muito importante. A gestão do Recife está de parabéns”, frisou a psicóloga, lembrando que é necessário preparar as pessoas para esse novo momento da vida. “Aposentados sim, mas inativos jamais. Após cumprir sua fase profissional, o servidor deve encarar esse novo momento como uma grande chance de realizar novos sonhos e concretizar novos projetos”, complementou Cirlene.

A professora Maria de Lourdes Cândido Maranhão gostou muito do módulo inicial. “Eu já tinha ouvido falar sobre a qualidade desse programa. Como dei entrada no processo de aposentadoria em fevereiro tratei logo de me inscrever. Achei esse primeiro módulo nota dez. Acho que todo servidor deveria deveria participar do PPA”, opinou.

A também professora Elizabeth Medeiros disse que iria dar entrada no seu processo de aposentadoria no mês de maio, mas já fez questão de garantir sua vaga. “Já conhecia o PPA por outras colegas de secretaria de Educação que já se aposentaram. Acho que é uma iniciativa muito importante para nos motivar para enfrentar com otimismo essa nova etapa da nossa vida”, ressaltou.