Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 12.03.19 - 14h44

Recife comemora 482 anos com nova Upinha e festa no Alto Santa Terezinha

img_alt

Em celebração ao aniversário da cidade, prefeito entregou nesta terça-feira (12) a Upinha do Alto do Pascoal; Corte de bolo e apresentações culturais marcaram festividade no Compaz Eduardo Campos, que também comemorou 3 anos de existência (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Quase cinco séculos de história formam a história do Recife. Trajetória de lutas, conquistas e personagens conhecidos e anônimos que tornam a capital pernambucana este mosaico de expressões. Nesta terça-feira (12), o Recife completou seu 482º aniversário e a festa teve direito a corte de bolo, apresentações musicais e inauguração. O prefeito Geraldo Julio iniciou a celebração com a entrega da Upinha Alto do Pascoal, a 13ª aberta para a população pela atual gestão. A programação de aniversário iniciada no último sábado (9), com o show Capital do Brega, segue até o próximo domingo (17), com o espetáculo O Boi Voador, ambos no Bairro do Recife

Após a inauguração da Upinha o prefeito Geraldo Julio foi ao Compaz Governador Eduardo Campos, localizado a poucos metros da nova unidade de saúde e que também está comemorando aniversário de três anos de funcionamento nesta terça (12). Lá, uma grande festa com orquestra de frevo, passistas da Escola de Frevo do Recife, artistas circenses e apresentação especial da Família Salustiano recebia os recifenses em busca do tradicional corte do bolo de aniversário.

O prefeito Geraldo Julio comentou a mudança na qualidade do atendimento que a nova Upinha vai trazer para os moradores beneficiados. "São 16 mil pessoas que vão poder ser atendidas aqui, nessa 13º Upinha da cidade. Digo sempre que ela é a Unidade de Saúde da Família mais preparada do Brasil inteiro e é até referência para outras cidades que vem aqui copiar. Todos os profissionais que trabalham aqui reúnem plenas condições de fazer o seu trabalho e agora terão mais estrutura para fazer um atendimento melhor à população", afirmou o prefeito. O equipamento irá receber moradores dos bairros do Alto Santa Terezinha, Linha do Tiro, Bomba do Hemetério e Água Fria.

A Upinha teve investimento de R$ 1,3 milhão e está localizada na Avenida Aníbal Benévolo, próxima ao Compaz Eduardo Campos. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com quatro equipes de Saúde da Família e duas equipes de Saúde Bucal, além de profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que conta com fisioterapeuta, fonoaudiólogo, assistente social, farmacêutico, entre outros.

Completando 3 anos de vida, o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, serviu de palco para as festividades do aniversário e o "parabéns pra você" foi entoado por alunos das creches e escolas vizinhas. 

Como manda a tradição, Maria José da Silva Brasil, 75 anos, garantiu seu pedaço de bolo e diz que não perde a celebração. "Nunca falto o aniversário do Recife. Achei bonita demais a festa desse ano. Vi o frevo. Peguei um bolinho para comer mais tarde. O Recife está de parabéns demais. Sou nascida e criada aqui. Essa cidade tem tudo", afirmou.  A mais saborosa das tradições do aniversário do Recife teve 400 kg e foi distribuído ao público em 3.500 fatias individuais.

A moradora do Alto Santa Terezinha, Luciana Sebastiana da Silva, 46 anos,  comemorou a festa de aniversário perto de casa. "Achei muito bom. Uso sempre o Compaz. Até o aniversário do Recife, o Compaz trouxe para perto da gente. Nunca tinha ido na festa", contou. 

O prefeito Geraldo Julio destacou ainda a programação especial montada pela Prefeitura do Recife para a semana de aniversário da cidade. "Essa semana toda tem eventos na cidade, começou com a Capital do Brega, no último sábado, entregamos a 13ª Upinha, fizemos o tradicional corte do bolo com as crianças das nossas escolas. A gente vai ter também amanhã a inauguração do terceiro laboratório de Ciência e Tecnologia. É uma semana de confraternização e entregas concretas para a cidade" contou o prefeito. 

PROGRAMAÇÃO - Ao longo da semana, serão oferecidos ainda programação esportiva e passeios temáticos. Na quinta (14), no Compaz Escritor Ariano Suassuna, no Cordeiro, serão oferecidos aulões esportivos com atletas que se destacaram em Olimpíadas, das 8h às 12h. Yane Marques, Joanna Maranhão, Cisiane Dutra e Adrianinha, cada uma em sua especialidade, ministraram clínicas olímpicas. Yane trabalhará o Pentatlo Moderno, Cisiane abordará o Atletismo, o Basquete ficará a cargo de Adrianinha e a Natação com Joanna Maranhão.

Já no domingo (17), último dia de programação, o Recife Antigo recebe a peça O Boi Voador, que envolve o público na dramatização da época em que Nassau fez um boi voar.