Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU)

NOTÍCIAS

Mobilidade | 12.03.20 - 14h30

CTTU realiza intervenções viárias para melhorar fluxo na Avenida Norte

 

Para dar mais fluidez ao trânsito na Avenida Norte, nas proximidades do bairro de Casa Amarela, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), implanta duas intervenções viárias, que começam a valer neste sábado (14). As ações têm o objetivo de eliminar um tempo de semáforo na altura do Córrego do Bartolomeu e do Largo Dom Luiz e, dessa forma, dar mais fluidez ao trânsito da Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, que é um grande corredor viário de transporte público, obtendo a diminuição no tempo de deslocamento.


Com a mudança, os condutores que estiverem na Avenida Norte sentido centro e desejarem acessar o Córrego do Bartolomeu, deverão, antecipadamente, girar à direta na Rua da Harmonia, à esquerda na Rua Oscar Pinto e novamente à esquerda na Rua Bela Vista. Para viabilizar esse movimento, será implantada mão única em trecho das ruas Oscar Pinto e Bela Vista além de um novo semáforo no cruzamento com a Avenida Norte. Haverá uma inversão de sentido na Rua Deputado Mário Monteiro. Dessa forma, os condutores oriundos do bairro de Casa Amarela que utilizam a Rua da Harmonia deverão dobrar à direita na Rua Oscar Pinto para acessar a Avenida Norte. Além disso, a nova circulação vai melhorar a fluidez da saída do Córrego do Bartolomeu.

As mudanças no bairro do Vasco da Gama diminuem um tempo do semáforo localizado no cruzamento entre a Avenida Norte e o Largo Dom Luiz, assim, os condutores oriundos do bairro de Casa Amarela, que antes cruzavam a Avenida Norte para o Largo Dom Luiz, deverão agora utilizar as ruas Xavantes e Oscar de Barros para acessar a Avenida Norte, onde será implantado um novo semáforo, o que permitirá também o retorno ao subúrbio. Para viabilizar a intervenção será implantado sentido único em trecho da Rua Pedro Allain, que circulará no sentido da Rua Xavantes, e em trecho da Rua Oscar de Barros, que circulará  no sentido Avenida Norte.

A implantação dos novos semáforos, entretanto, não aumentará no tempo de deslocamento na Avenida Norte, já que o tempo de verde será sincronizado com o do cruzamento anterior. Estima-se que os condutores dessas regiões terão uma diminuição no tempo de deslocamento após as intervenções.
 
Taciana Ferreira destaca a importância desta intervenção. “Com essa intervenção, vamos garantir mais qualidade de vida para os usuários da região. Essa é mais uma intervenção que estamos fazendo na Avenida Norte, que é uma das principais vias da cidade, um grande corredor de transporte público e influencia no trânsito de toda a Zona Norte”, explica a gestora.

PEDESTRES – A mudança também trará melhorias para os pedestres com implantação de novas travessias e manutenção de travessias já existentes. Na imediação do Córrego do Bartolomeu, serão implantadas cinco novas faixas de pedestres e dez serão requalificadas. Já na imediação do Largo Dom Luiz serão implantadas 13 novas faixas de pedestres e serão feitas manutenção de outras oito.
 
AVENIDA NORTE - Esta é a quinta intervenção de trânsito feita na Avenida Norte desde 2017 e, juntas, melhoram a mobilidade na via e em toda a cidade. Áreas próximas em Santo Amaro e Encruzilhada já receberam mudanças de circulação que envolveram a Avenida Norte. Além disso, em toda a cidade, a Prefeitura do Recife, através da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano  (CTTU) tem se empenhado para encontrar soluções eficazes e com baixo custo. Desde o início da gestão, em 2013, já são 150 modificações em toda a cidade.

 

CONFIRA O MAPA AQUI LARGO DOM LUIZ

CONFIRA O MAPA AQUI CÓRREGO DO BARTOLOMEU