Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 12.03.24 - 14h42

Prefeitura do Recife promove almoço especial em parceria com a Rede Coco Bambu em casa de acolhida institucional

Prefeitura do Recife e Rede Coco Bambu unem esforços para proporcionar uma experiência gastronômica única para as mulheres em situação de vulnerabilidade de rua que estão acolhidas


A Prefeitura do Recife, em parceria com a rede Coco Bambu, promoverá, na sexta-feira (15), uma ação especial na casa de acolhida O Recomeço em alusão ao mês que presta homenagem internacional às mulheres. A iniciativa consiste em um almoço servido com a qualidade dos restaurantes da rede Coco Bambu, cujo cardápio inclui pratos com especialidades, como camarão e carnes. 

Localizada no bairro de Campo Grande, na Zona Norte do Recife, a casa O Recomeço acolhe 40 mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade e risco social e faz parte da rede de acolhimento institucional administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas. Atualmente, a rede de acolhimento institucional da Prefeitura do Recife conta com 17 equipamentos que acolhem a população em situação de rua, incluindo um abrigo noturno e duas pousadas que oferecem hospedagem, credenciadas por meio do Programa Recife Acolhe.

As unidades de acolhimento institucional funcionam conforme a Política Nacional de Assistência Social (2004) e na Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais (2009), oferecendo proteção integral e com a intenção de garantir a reinserção familiar e comunitária dos usuários acolhidos. As casas funcionam tal qual uma residência, 24 horas, ofertando moradia, seis refeições diárias, espaço para guarda de pertences, atendimento psicossocial com encaminhamentos para rede de serviços socioassistenciais, disponibilizando todo suporte ao usuário enquanto durar o acolhimento.

Para a secretária Ana Rita Suassuna, essa iniciativa é um exemplo de como parcerias podem trazer benefícios especiais para trazer dignidade à população em vulnerabilidade. "Ao fornecer um almoço especial para mulheres e crianças em situação de rua, os acolhidos poderão contemplar uma refeição nutritiva e ter uma experiência gastronômica diferenciada, especialmente no mês de luta para a figura feminina", reforça Ana.

A ação na casa de acolhida O Recomeço é uma iniciativa da rede Coco Bambu em parceria com a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas; de Desenvolvimento Econômico; e da Mulher.

ASSUNTOS: