NOTÍCIAS

Cultura | 12.04.12 - 13h37

Comissão de Obras do OP assiste à palestra sobre relações de gênero

Rejane Pereirafalou para integrantes da Comissão de Obras do OP. Foto: Irandi SouzaAs desigualdades que ainda persistem na sociedade moderna entre homens e mulheres com relação a gênero, raça, mercado de trabalho e salários foram abordadas na manhã desta quinta-feira (12) na palestra ministrada pela Secretária Especial da Mulher do Recife, Rejane Pereira. Realizada no Auditório Capiba, 15º andar da Prefeitura do Recife, em parceria com o Orçamento Participativo (OP), a atividade foi voltada para integrantes da Comissão de Obras do OP, do Fórum Temático, delegadas do OP e servidoras da pasta de Gestão e Planejamento.

Ao abrir o encontro, Rejane Pereira destacou a importância da discussão de gênero dentro e fora da prefeitura. “Trata-se de um processo educativo para que possamos ter uma sociedade mais igual entre mulheres e homens, pois as diferenças são apenas biológicas”, pontuou a secretária. O evento foi prestigiado pelo Coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda.

Também falaram na palestra a gerente de acompanhamento de obras do OP, Elena Souza, e a gerente de Temáticas Regionais da Secretaria da Mulher, Liliana Barros, que destacou a prevenção da violência contra a mulher o principal eixo temático.

Atenta à discussão, a delegada do OP e integrante da comissão e acompanhamento de obras, Maria da Guia Mendes, conhecida por Lia da Bomba do Hemetério, não economizou elogios ao OP. “As mulheres estão mais fortalecidas com a implantação de uma secretaria exclusiva para elas que se junta a do OP”, opinou a comunitária que faz parte do programa há 12 anos: “Atraves dele já consegui muita coisa, nos mais diversos segmentos, para a minha comunidade. A contenção de encostas, asfaltos na vias e até pólos carnavalescos, são apenas alguns deles”, destacou Mendes.

O encontro atendeu a uma demanda reivindicada durante a Conferência Municipal da Mulher realizada em agosto de 2011. O ciclo de palestras sobre as relações de gênero nos espaços do poder começou em março – o mês comemorativo ao Dia Internacional da Mulher - reunindo profissionais de diversas categorias de servidores.

ASSUNTOS: