NOTÍCIAS

Cultura | 12.04.12 - 19h54

Prefeitura promove encontro das secretarias e discute questões de gênero

O objetivo foi apresentar o balanço das ações com foco nas mulheres

[caption id="attachment_16390" align="alignleft" width="334" caption="A reunião é uma resposta ao Plano Municipal de Política para Mulheres, efetivado em 2011. Foto: Antônio Tenório"][/caption]

Na tarde desta quinta-feira (12) aconteceu na sede do Conselho Municipal da Mulher uma reunião que contou com a participação de representantes das secretarias da Mulher; de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico; e de Educação, Esporte e Lazer, além de técnicos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Na ocasião cada pasta apresentou o que está oferecendo para as mulheres da cidade.

“Esse momento é para que as secretarias tragam um retorno dos cursos de capacitação, de formação para as profissionais da rede municipal”, explica a Gerente Operacional de Trabalho e Renda da Secretaria Especial da Mulher, Ana Paula Santana. A reunião é uma resposta ao Plano Municipal de Política para Mulheres, efetivado em 2011, quando todas as secretarias selaram o compromisso de buscar políticas públicas voltadas para as mulheres. “É muito bom saber que a gestão está efetivando de fato tudo aquilo que foi compromissado”, comemora a Gerente de Educação não-sexista, anti-racista, não-homofóbica, não-lesbofóbica e laica da Secretaria Especial da Mulher, Marcela Figueira.

 A diretora de Qualificação Social e Profissional da PCR, Anarruth Correia, apresentou, por meio do Núcleo de Promoção de Trabalho e Renda da SCTDE, a proposta de se estabelecer metas específicas para mulheres no que diz respeito aos cursos profissionalizantes oferecidos pela Prefeitura. “É uma grande demanda. Elas precisam entrar no mercado de trabalho, precisam se qualificar. Podem nem ter a base educacional, mas quando entram no curso de qualificação, elas já procuram também um processo de elevação da escolaridade”, explicou.

 Além da prestação de contas das secretarias, foi apresentado pelo DIEESE um estudo inédito no município de Recife sobre o Mercado de Trabalho das Mulheres com recorte racial, fruto da parceria firmada entre a instituição e a Prefeitura do Recife – o Observatório do Trabalho. O estudo levantou resultados relevantes sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho do Recife, com especial atenção para a questão do segmento racial. “A proposta é levantar a diversidade de indicadores que possam contribuir não só para o debate da questão das políticas públicas para as mulheres, mas também para subsidiar elementos que possam formular políticas que consigam trazer a redução da desigualdade entre o segmento racial e o segmento de homens e mulheres na cidade”, comenta Técnica do Dieese que apresentou os resultados do estudo, Milena Prado.

O resultado da pesquisa será divulgado no site do Observatório do Trabalho. A previsão é que seja disponibilizada para toda a população no mês de maio, que é o mês do trabalhador.