NOTÍCIAS

Cultura | 12.04.14 - 13h41

Uma cidade antenada com o futuro

[caption id="attachment_45275" align="alignleft" width="680"] Parceria entre a PCR e outras entidades vai preparar o Recife para ser uma Playable City. (Foto: Marcos Pastich/PCR)[/caption]

Uma parceria transformará o Recife no primeiro município brasileiro a ser uma Playable City. A iniciativa une Prefeitura, Governo de Pernambuco, Porto Digital, Conselho Britânico e a instituição britânica Watershed em uma ação que tem como meta tornar a capital pernambucana mais interessante, inspiradora, convidativa e mais próxima do cidadão. O prefeito Geraldo Julio recebeu, nesta sexta-feira (10), representantes dessas entidades e ratificou o compromisso da PCR no sentido de fazer com que o recifense se aproprie da sua cidade.

Um novo conceito de cidade que incentiva o cidadão a vivenciar o espaço urbano de maneira criativa e inovadora. Esta é a proposta central que envolve uma Playable City. A capital pernambucana oferece o Recife Antigo como ambiente favorável para vivenciar essa experiência. Para tanto, a playable lança mão da arte, criatividade, cultura e tecnologia e soma-se ao que a Prefeitura vem realizando.

"O nosso trabalho é o de resgate do sentimento de pertencimento do cidadão à cidade. Queremos que o recifense viva mais o Recife, se aproprie do município onde mora e trabalha", pontuou Geraldo Julio, destacando programas da PCR como o Passeio Rio Branco, Recife Antigo de Coração, Cidadão Inteligente.REC, Academia Recife, Ciclofaixa e Operação Verão, além da requalificação de praças e parques.

A aliança desses e de outros elementos de forma criativa e sustentável remete ao fomento da inovação. Somadas às Playables Cities, a abertura de novas possibilidades de atuação do setor criativo no desenho das cidades, sua economia e seu futuro começam a ser redesenhados, posicionando o Recife enquanto vitrine nacional.

Parte importante do projeto é considerar a capital pernambucana um ambiente a ser explorado e mote para o desenvolvimento de intervenções e protótipos que encontrem soluções para questões importantes da cidade como mobilidade, inclusão, acesso a cultura e negócios, entre outros. "É hora de trazer e unir os tecnólogos e artistas para pensar juntos e ajudar a refazer a cidade. O Recife Antigo já tem as característica de um ambiente com as tendências de uma playable city e sabemos que a cidade está disposta a viver esse novo conceito", explicou Chico Saboya, presidente do Porto Digital.

Recife: The Playable City - Até o próximo domingo (13), a cidade sedia o Recife: The Playable City. A programação conta com palestras e workshop sobre o tema que traz discussões como: 'O Recife como uma cidade inteligente e playable' e 'Cidades e o envolvimentos dos cidadãos com ela'. O festival tem por objetivo aliar o potencial criativo de artistas à capacidade de produtores e tecnólogos pernambucanos e britânicos de transformarem boas ideias em produtos e serviços que sirvam como soluções inovadoras para problemas urbanos.