Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 12.04.16 - 12h27

Nona Upinha começa a funcionar no Recife

img_alt

Equipamento de saúde foi entregue pelo prefeito Geraldo Julio, nesta terça-feira (12), na Bomba do Hemetério. Previsão é de atender mais de 10 mil moradores com o Saúde da Família e cerca de 50 mil na urgência (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A população da Zona Norte do Recife recebeu, na manhã desta terça-feira (12), um equipamento de saúde dentro de um alto padrão de qualidade desenvolvido pela Prefeitura da cidade. A Unidade de Saúde da Família Governador Eduardo Campos, localizada na Bomba do Hemetério (Rua Itabira, S/N), já iniciou os atendimentos e funcionará 24 horas por dia, atendendo uma demanda de 10,5 mil pessoas do Arruda, Água Fria e Mangabeira cadastradas no programa Saúde da Família, e mais de 50 mil pessoas no atendimento de urgência. A população local aguardava essa unidade há mais de 15 anos. O governador Paulo Câmara e Renata Campos, viúva do homenageado, também participaram da solenidade.

Com recursos de aproximadamente R$ 1,7 milhão, a unidade ofertará serviços de saúde com três equipes de saúde da família, três equipes de saúde bucal, uma equipe de plantão noturno e finais de semana para atendimento das pequenas urgências da atenção básica, além de assistência farmacêutica por meio de uma Farmácia da Família. “O Brasil inteiro gostaria de ter unidades de saúde com este padrão aqui. E só temos aqui no Recife. Esta é a nona Upinha que entregamos com essa estrutura”, disse Geraldo Julio.

Cada equipe de saúde da família é composta por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACSs). Cada uma dará cobertura a 3.500 pessoas como determina a Atenção Básica do Ministério da Saúde. Já a equipe de saúde bucal é composta por um odontólogo, um técnico de saúde bucal com a mesma cobertura da equipe de saúde da família. No total, incluindo as funções administrativas, 50 profissionais atuarão no local.

“Esta unidade amplia a cobertura de acompanhamento da população destes bairros no Programa de Saúde da Família e também para as pessoas que precisam de um atendimento de urgência 24 horas”, continuou Geraldo. Serão ofertadas consultas médicas, de enfermagem, coletas de exames da atenção básica, vacinação, inalação, curativos, distribuição de medicamentos da família, visitas domiciliares, palestras de educação em saúde, consultas e procedimentos odontológicos e pequenas urgências da atenção básica.

Em caso de urgências, os usuários cadastrados devem procurar a Unidade para as situações de tonturas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre, viroses, dores de ouvido, crises leves de asma, ferimentos superficiais, resfriados, gripes, dores no peito, manchas no corpo, dores de garganta. A entrega da unidade foi bastante festejada pela população. “É uma grande vitória. Agora nós, moradores, temos um equipamento de muita qualidade e eficiência ao nosso alcance. Há mais de 16 anos que a gente esperava uma estrutura melhor de saúde em nosso bairro”, disse Aderbal Medeiros, morador da Mangabeira há 40 anos.

 

EQUIPAMENTO - A Upinha 24h foi construída em uma área total de 2.984,84m², sendo 732,31 m² de área construída, abrigando setores ambulatorial, administrativo e de Apoio técnico e logístico. Na área externa tem 12 vagas de estacionamento, com vaga para portadores de necessidades especiais, lixeira/gases, gerador e compressor odontológico. “A população desta região vai ganhar um novo serviço de saúde. Com o acesso ao Programa Saúde da Família, os moradores terão atendimentos com médicos, odontólogos, técnicos, agentes, um serviço completo”, disse o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia.

No bloco principal estão: a recepção com WC e sala de espera; pré-consulta; 06 consultórios, dois com sanitários; consultório odontológico com 03 cadeiras de atendimento e sala de Raio X; sala de roupa limpa; sala de roupa suja; repouso masculino e feminino; Depósito de Material de Limpeza (DML) e Centro de Processamento de Dados (CPD). “Esta estrutura toda é uma inovação para o Recife, realizando atendimento 24 horas no período da noite e nos finais de semana. Uma população ainda maior vai ter acesso aqui para uma pequena urgência, caso precise”, completou o secretário.

 

UPINHAS – As Upinhas 24h oferecem horário estendido para as consultas, das 7h às 19h, e atendimento 24h para as pequenas urgências. Vindo com uma proposta inovadora na assistência para as Urgências na Atenção Básica, traz a incorporação da população assistida pela Estratégia de Saúde da Família do entorno (cerca de 50.000 pessoas) das mesmas, para atendimento em finais de semana, noturno e feriados. Este processo vem sendo implantado a partir de esclarecimentos e pactuações com as equipes e comunidades envolvidas a serem assistidas. Desta forma garante-se ampliação do acesso, fortalecimento do vínculo, responsabilização e o primeiro cuidado às urgências, em ambiente adequado com Acolhimento e Classificação de Risco e Vulnerabilidade.

 

BALANÇO – Com a inauguração da Upinha Governador Eduardo Campos, na Bomba do Hemetério, a Prefeitura do Recife entrega nove Upinhas, totalizando investimentos da ordem de R$ 27 milhões - em obras, equipamentos e móveis. A primeira Upinha entregue foi a Upinha Bongi/Novo-Prado, em dezembro de 2013. Depois foram entregues: Dr. Moacyr André Gomes (Casa Amarela), Professor Dr. Hélio Mendonça(Córrego do Jenipapo), Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro), ACS Maria Rita da Silva (Córrego do Euclides/Alto José Bonifácio), Upinha Novo Jiquiá (Jiquiá), Upinha Desembargador José Manoel de Freitas da UR-04/UR5 (Cohab) e Dom Hélder (Nova Descoberta). Estão em construção as Upinhas Rio da Prata e Chié II.

Essas Unidades disponibilizam equipe multidisciplinar - médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, agentes comunitários e profissionais da saúde bucal, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do Núcleo de Apoio em Práticas Integrativas (NAPI).