NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 12.05.18 - 17h22

Jovens participam da 1ª aula do curso de formação de lideranças juvenis

img_alt

Os participantes vão atuar junto às comunidades no campo das políticas públicas de juventude, aperfeiçoando-se para se tornarem lideranças em suas comunidades (Foto: Daniel Tavares/PCR)
 
 
Trinta e seis jovens das seis Regiões Político-Administrativas do Recife (RPAs) participaram, neste sábado (13), da primeira aula do curso de extensão “Juventudes e participação: voz e ação”, oferecido pela Prefeitura do Recife e pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O início do primeiro dos quatro módulos da formação de 60 horas/aula foi na Escola Profissionalizante Dom Bosco, em Casa Amarela. O tema discutido nesta primeira etapa é "Viver e conviver: conhecendo as experiências dos jovens do curso”.

Com o objetivo de formar jovens recifenses de 15 a 25 anos em cidadania ativa na área de políticas públicas de juventude, a formação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH) da Prefeitura do Recife e o Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude (GETIJ) da UFRPE, que é vinculado ao Departamento de Educação. O curso é ministrado por integrantes do GETIJ e da Secretaria Executiva de Juventude do Recife, além de especialistas convidados. Todos os participantes receberão certificados da UFRPE.

Os jovens participantes vão atuar junto às comunidades no campo das políticas públicas de juventude, tornando-se lideranças juvenis a partir de aprofundamento de conhecimentos no campo econômico, social, político e cultural da cidade, além de atuarem como multiplicadores junto a outros jovens em diversas comunidades da capital pernambucana.

Atuante no movimento estudantil desde a época da escola, onde participava de grêmio estudantil, o aluno de Direito Jamesson Júnior, 18 anos, disse que pretende colocar em prática, nos Torrões, onde mora, o que ele aprender no curso. "A proposta da formação é que a gente desenvolva ações nas nossas comunidades. Os Torrões não tem associação de moradores; só tem uma associação de mulheres. Penso em implantar a associação de moradores lá", disse o jovem que estuda na Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), através do Programa Universidade para Todos (Prouni Recife).

Já o estudante Márcio Wamberto, 16 anos, é um dos quatro membros do Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife (CMPPJ) que conseguiu vaga no curso de extensão. "Me interessei por essa formação porque queria me politizar mais, ter embasamento pra lutar pelos nossos direitos e ajudar a fortalecer as políticas públicas voltadas aos jovens. Tenho certeza de que vamos sair do curso com mais noção de como podemos atuar melhor nas nossas comunidades", disse o conselheiro que representa a RPA 4 e é morador do Cordeiro.

A secretária de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, disse acreditar que os jovens participantes do curso vão colaborar com a construção de uma cidade melhor. "Quero parabenizar vocês por terem procurado participar dessa formação e por estarem aqui buscando o empoderamento de vocês, em pleno fim de semana, trocando experiências com outros jovens", afirmou a gestora.

A secretária-executiva de Juventude do Recife, Camila Barros, destacou a convivência com a diversidade proporcionada pelo encontro das diversas juventudes durante os três meses de aulas. "Temos aqui jovens de todas as RPAs da cidade; jovens evangélicos, católicos e ligados ao candomblé; jovens LGBTs, jovens ligados ao hip hop e tudo mais. Vamos ter oportunidade de vivenciar as diversas juventudes nesses quatro módulos de curso. Queremos dialogar cada vez mais com a juventude da cidade e potencializar a atuação desses jovens nos territórios".

Coordenador do Getij da UFRPE, o professor Hugo Monteiro Ferreira explicou que, entre um módulo e outro, haverá os inter-módulos, que serão mais voltados à prática dos conceitos vistos no curso em cada território, de forma que os participantes tragam para o curso a voz das comunidades. "Junto com o coordenador pedagógico do curso, Simão Neto, o Getij colaborou com a formulação da parte conceitual e didática da formação, ajudando a pensar na abordagem e na indicação de alguns formadores que participarão dos módulos. O foco central do trabalho será o empoderamento e o protagonismo dos jovens", explicou o docente do Departamento de Educação.

Além dos 36 alunos selecionados para o curso, também participam da formação quatro gestores de Juventude dos municípios de Olinda, Jaboatão, Buíque e Caruaru, para que repliquem as ideias do curso em suas cidades e para que consigam manter uma rede metropolitana.