NOTÍCIAS

Saúde | 12.05.21 - 17h45

Prefeitura do Recife homenageia enfermeiros e técnicos de enfermagem

 

Diante do desafio da pandemia de covid-19, enfermeiros, enfermeiras, técnicos e técnicas de enfermagem têm desempenhado papéis que não se restringem às determinações da profissão. Além dos cuidados aos pacientes com risco de morte, das atividades de gestão em instituições de saúde e de promover a educação em saúde, esses profissionais muitas vezes são fonte de afeto, carinho, conforto e esperança para quem é atingido pela covid-19. Neste 12 de maio de 2021, Dia do Enfermeiro (a), a Prefeitura do Recife homenageia a categoria com a entrega simbólica de um certificado de gratidão pela dedicação diante da crise provocada pelo novo coronavírus. O prefeito do Recife João Campos e a secretária de Saúde Luciana Albuquerque parabenizaram os enfermeiros e enfermeiras e esclareceram a motivação da ação no edifício-sede da Prefeitura do Recife no início da tarde desta quarta-feira (12).

“A gente vem aqui para parabenizar todos os enfermeiros e enfermeiras da nossa cidade, aqueles que estão na linha de frente da saúde, salvando vidas, seja nos centros de vacinação, nas unidades específicas de atenção para a covid e também toda a nossa rede, são pessoas que dedicam suas vidas a salvar as vidas dos recifenses. Aqui fica a nossa gratidão e o nosso reconhecimento pelo trabalho e dedicação de cada um e cada uma”, declarou o prefeito João Campos. Na rede municipal do Recife, há cerca de 3.900 profissionais da categoria. 

A Secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, informou que os técnicos e técnicas de enfermagem também estão sendo homenageados pela Prefeitura: “hoje a gente está entregando a cada um e cada uma, técnicos de enfermagem, enfermeiros e enfermeiras, um certificado de gratidão, pelo reconhecimento por todo o trabalho desempenhado por vocês, tanto na rotina da nossa rede de saúde quanto no enfrentamento à covid-19”.

O Certificado de Gratidão que será entregue aos 3,9 mil profissionais, que é assinado pelo prefeito do Recife e pela secretária de Saúde, traz os dizeres: “Em nome do Recife, agradecemos a [nome do profissional]. A sua atitude de responsabilidade e solidariedade no enfrentamento à pandemia da covid-19 será sempre reconhecida pelos recifenses”.

A data - O dia 12 de maio, Dia do Enfermeiro(a) e Dia Internacional da Enfermagem, é celebrado mundialmente desde 1965, no entanto a data foi estabelecida oficialmente em 1974 com uma decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros. A data foi escolhida por ser a do nascimento de Florence Nightingale, a inglesa cujo trabalho marcou a origem da enfermagem moderna. Nightingale foi voluntária da Guerra da Criméia em 1854, e junto a 38 mulheres, anglicanas e católicas, organizou uma unidade hospitalar para soldados, o que fez a mortalidade local baixar de 40% para 2%. A “mãe” da enfermagem moderna ganhou um prêmio do governo inglês pela realização e com isso fundou a primeira escola de enfermagem no Hospital St. Thomas, em Londres, em 1860.