NOTÍCIAS

Covid-19 | 12.05.21 - 18h44

Prefeitura do Recife remarca as aplicações de segunda dose da CoronaVac previstas para esta quinta (13)

Novo agendamento foi necessário devido a novo atraso na entrega das vacinas pelo governo federal. Conecta Recife fará o reagendamento automaticamente para a próxima segunda (17), no mesmo horário e local.

 

Com novo atraso do Ministério da Saúde na entrega da vacina Coronavac, a Prefeitura do Recife irá reagendar os usuários que receberiam a segunda dose do imunizante nesta quinta-feira (13) para a próxima segunda-feira (17). Ao todo, 3.650 mil pessoas terão o dia da vacinação alterado. O horário e o local da imunização permanecem os mesmos. A expectativa é que novas doses da Coronavac cheguem à capital pernambucana ainda nesta quinta-feira. Os demais públicos agendados pelo Recife Vacina continuam normalmente, sem qualquer alteração.

“Em virtude de um novo atraso no envio da Coronavac pelo Ministério da Saúde, as pessoas que iriam fazer sua segunda dose amanhã, dia 13 de maio, serão reagendadas automaticamente através do Conecta Recife para segunda-feira, 17 de maio. A vacinação acontecerá no mesmo local e no mesmo horário”, informou a secretária de Saúde do Recife Luciana Albuquerque. “É importante lembrar que os demais agendamentos vão acontecer normalmente em todos os nossos pontos de vacinação”, completou a secretária. 

O reagendamento dos usuários será feito de forma automática pelo Conecta Recife, sem que seja necessário o deslocamento aos pontos de vacinação. Eles receberão comunicados da Prefeitura por e-mail, mensagens de texto e Whatsapp. O Ministério da Saúde informou em nota técnica, no fim de abril, que a segunda dose deve ser aplicada independentemente da data em que a pessoa tomou a primeira dose, e que não há prejuízo para o processo de imunização.

Entre os dias 29 de abril e 9 de maio, o Recife precisou remarcar a imunização de cerca de 21 mil pessoas por falta de doses na capital. Para retomar o cronograma de aplicação nesse grupo, a cidade recebeu, na última semana, 7.610 doses desse imunizante.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacinação com o imunizante AstraZeneca seguirá normalmente, já que não há atraso no momento, seja para a 1ª ou para 2ª dose. A utilização da vacina Pfizer também está acontecendo normalmente. Nesta quarta (12), houve ampliação da faixa etária para o grupo de pessoas com comorbidades que podem tomar vacina, que agora é a partir de 50 anos. O agendamento deve ser feito através do Conecta Recife.

O Recife vem seguindo, desde o início do processo de vacinação, as orientações do Ministério da Saúde - dentro dos protocolos estabelecidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI). Uma delas foi a liberação, no dia 21 de março, do uso de doses da Coronavac, enviadas após esse indicativo, para aplicação exclusiva dessas remessas como primeira dose. Na ocasião, a pasta federal atestou que os novos envios do imunizante seriam constantes, o que não ocorreu e provocou a escassez da Coronavac para segunda dose em dezenas de cidades, incluindo capitais, em todo o país. 

VACINÔMETRO - Até a última terça-feira (11), a Prefeitura do Recife aplicou 551.172 doses de vacina, para primeira e segunda doses, tendo sido imunizadas no total 361.799 mil recifenses. As informações completas podem ser obtidas no Vacinômetro do Recife (https://conectarecife.recife.pe.gov.br/vacinometro/).