NOTÍCIAS

Cultura | 12.06.12 - 12h16

Caminhada educativa-ambiental é sucesso no bairro da Mustardinha

Os moradores do bairro da Mustardinha, no sudoeste da Recife (RPA 5), participaram, na noite desta segunda-feira (11), da caminhada educativa-ambiental “Simbora meu povo pra mudar pra valer”, promovida pela Autarquia de Saneamento do Recife – Sanear, com apoio da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde. A ação, que foi animada pela forrovioca municipal com muito forró pé-de-serra, percorreu as principais ruas do bairro, mobilizando os moradores sobre a necessidade de promover mudanças de hábitos e práticas sustentáveis em prol do meio ambiente.
 
Na ocasião, também foi dada uma atenção especial à eliminação de focos do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, já que a Mustardinha é uma das áreas da cidade mais atingidas pela doença. Houve, também, distribuição de panfletos, ímãs de geladeira e broches, como forma de incentivar a população a se engajar na campanha. “A participação das pessoas com atitudes simples, como evitar o acúmulo de lixo, a proliferação de ratos e insetos e o entupimento de canais, esgotos e canaleta, é fundamental para o meio ambiente saudável, inclusive, para a eliminação da dengue”, explicou Rosimery Costa, da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife.
 
De acordo com a gerente de Educação Sanitária e Ambiental da Sanear, Vanessa Maciel, a campanha educativa vai se estender durante todo o mês de junho, num trabalho de conscientização porta a porta. “Essa caminhada marca início da nossa campanha, que entre outras coisas, está orientando os moradores a levarem o óleo de cozinha usado para o escritório de saneamento da Sanear, aqui no bairro, pois, o material é muito poluente. O que for recolhido é entregue para a indústria ASA para ser aproveitado na fabricação de sabão”, disse Maciel.
 
A gerente adiantou outra ação com foco na preservação ambiental na Mustardinha: “Uma iniciativa importante prevista para os próximos dias é a eliminação de um lixão improvisado, que dará lugar a um painel com grafitagem alusiva à preservação do meio ambiente”.
 
Os moradores aprovaram a caminhada. “Moro aqui há muitos anos e minha rua foi uma das recuperadas pela Prefeitura, com obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário. Acho que campanhas como essas são muito importantes”, opinou a dona de casa Maria da Conceição da Silva, de 38 anos. As crianças e os jovens também se divertiram pra valer com o colorido das fantasias dos agentes ambientais e o som da forrovioca. A estudante secundarista Marta dos Santos, de 16 anos, disse que o combate a dengue deve ser uma constante e a Prefeitura está no caminho certo. “Outra coisa legal dessa campanha é mostrar que cada um pode fazer um pouquinho para melhorar nosso bairro, dos mais jovens aos mais idosos”, frisou a jovem.

ASSUNTOS: