NOTÍCIAS

| 12.06.12 - 12h42

Profissionais do SAMU são qualificados para o atendimento pré-hospitalar de urgência

Por Clarissa Macau

Durante toda esta terça-feira (12), profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Recife), participam de uma capacitação sobre técnicas de atendimento pré-hospitalar. O objetivo da ação é atualizar médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores sobre a prestação de serviços de urgência para a população atendida em vias públicas ou em residências.  O encontro acontece no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, localizado na Boa Vista.

Para acolher as vítimas da violência urbana, maus súbitos, distúrbios psiquiátricos e acidentes com veículos, os profissionais foram treinados por dois instrutores do NEP. Entre as técnicas praticadas estão o rolamento de 90º, 180º e 270º (formas de girar o corpo da vítima), a retirada de capacete de motoqueiros acidentados, a elevação do corpo para o instrumento de transporte até a ambulância e a imobilização de membros inferiores e superiores.  “Todas essas práticas exercidas em conjunto são essenciais para não danificar o corpo da vítima procurando preservar principalmente sua coluna”, explicou a coordenadora de enfermagem do NEP, Janice Miranda.  

Sobre a importância do curso para a população, Miranda confirma: “A qualificação do atendimento pré-hospitalar 24 horas é beneficiado. Quanto mais qualificados e atualizados os nossos profissionais são, melhor e de forma mais imediata os usuários do município serão atendidos”.

A enfermeira Luciana Albuquerque participou do curso em 2007 e fez questão de participar novamente, para aprimorar seus conhecimentos práticos. “É prioridade do profissional de saúde se reciclar para prestar serviços sempre eficientes às pessoas”.