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Cultura | 12.06.14 - 12h00

Primeira etapa da Via Mangue será aberta nesta sexta-feira (13)

A pista oeste, no sentido centro/subúrbio, será o primeiro trecho a ter o tráfego liberado

A Prefeitura do Recife vai liberar para o tráfego de veículos o primeiro trecho da Via Mangue, na Zona Sul da cidade, a partir desta sexta-feira (13). A pista oeste da via expressa está prevista para ser aberta às 16h. Oito agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e 40 arte-educadores irão orientar os condutores nos primeiros dias de operação. A Via Mangue começa a funcionar já com fiscalização eletrônica de velocidade, que é regulamentada em 60 km/h no local. O monitoramento será realizado por seis câmeras distribuídas pelos 4,5 quilômetros da Via Mangue.

A abertura de toda a Via Mangue será feita em três etapas, além da implantação de uma Faixa Azul na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira e um novo plano de circulação do território sul. A obra é considerada a maior intervenção viária das últimas décadas na capital pernambucana, com 4,5 quilômetros de extensão, e está sendo desenvolvida pela Prefeitura do Recife em parceria com o Governo Federal. Com a abertura da pista oeste, cerca de 49% do tráfego de automóveis que atualmente circula pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira deverá migrar para a Via Mangue.

O primeiro trecho liberado inclui o alargamento de duas faixas na Ponte Paulo Guerra, a Ponte Estaiada, a Ponte do Encanta Moça, o trecho do aeroclube, a via elevada e os viadutos sobre a Rua Antônio Falcão. A pista oeste funcionará no sentido subúrbio, da Ponte Paulo Guerra até a Rua Antônio Falcão. No pico da operação, a obra chegou a ter aproximadamente 2.200 trabalhadores, com um investimento total de R$ 431 milhões.

CIRCULAÇÃO - Para abertura da pista oeste da Via Mangue, a Prefeitura do Recife contratou uma empresa especializada em engenharia de tráfego para elaborar um plano de reestruturação da circulação viária do território sul do Recife. Este estudo partiu da análise da circulação, inicialmente prevista para a Via Mangue, o que possibilitou a identificação dos pontos críticos de capacidade da via. Foram realizadas 11 diferentes simulações de cenários para avaliar a melhor alternativa de deslocamento tanto para aqueles que se dirigem ao bairro de Boa Viagem quanto para os que circulam na região.

O traçado da Via Mangue tem a função de uma via expressa, com duas faixas de tráfego e sem semáforos, onde a velocidade regulamentada é de 60 km/h, com alguns trechos a 40 km/h. Com isso, será possível reduzir o tempo de deslocamento, principalmente para aqueles que se destinam aos trechos a partir da Rua Antônio Falcão.

O estudo do território sul recomendou a implantação da Via Mangue em etapas e também identificou a viabilidade de implantação de uma faixa exclusiva para o transporte público na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, beneficiando também aqueles que utilizam os ônibus em seus deslocamentos. Na Via Mangue também haverá calçadas acessíveis e ciclovia em toda a sua extensão, favorecendo pedestres e ciclistas. Na Ponte Estaiada terá ainda um espaço de convivência, com bancos e área de contemplação.

1ª fase – abertura da pista oeste da Via Mangue

Com a abertura desta etapa, no dia 13 de junho, os condutores que acessam a Zona Sul pela Avenida Herculano Bandeira com destino a Imbiribeira, Piedade, Ipsep e Jordão, poderão acessar a pista oeste a partir da Ponte Paulo Guerra. A pista oeste da Via Mangue não tem acessos ao longo de sua extensão. Os condutores chegarão mais rápido nas ruas Dom João VI (Canal do Jordão), Fernando Simões Mendes (Canal de Setúbal) e na Avenida General Mac Arthur, que dá acesso à Avenida Mascarenhas de Morais. Aqueles que pretendem chegar até as vias que antecedem a Rua Antônio Falcão devem continuar utilizando a Avenida Engenheiro Domingos Ferreira, já que esta via não possui outras saídas. Com a abertura da pista oeste, é esperado que até 49% dos 57.500 automóveis que atualmente circulam pela Avenida Engenheiro Domingos Ferreira deverão migrar para a Via Mangue.


2ª fase – Implantação da Faixa Azul na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira

No dia 16 de junho, o Recife irá ganhar mais um corredor exclusivo para ônibus. A Faixa Azul na Zona Sul da cidade terá início na Av. Herculano Bandeira e se prolongará por toda extensão da Avenida Engenheiro Domingos Ferreira (até a Rua Barão de Souza Leão), somando mais 5,8 quilômetros de prioridade para o transporte público.

A Faixa Azul vai permitir que os ônibus ganhem mais velocidade, reduzindo o tempo de viagem dos usuários do transporte público. No trecho que vai receber a Faixa Azul circulam 24 linhas de ônibus, que realizam até 160 viagens por hora e transportam até 17 mil passageiros no mesmo período. O corredor vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre 6h e 22h, e vai permitir a ultrapassagem para o ônibus quando o outro estiver parado para embarque e desembarque de passageiros.

Cerca de 130 placas de sinalização estão sendo colocadas em toda a extensão do corredor, além da sinalização horizontal. Com a implantação desta Faixa Azul, serão 28 quilômetros de corredores exclusivos no Recife, sendo 21,4 apenas de Faixa Azul. Outras vias que contam com o benefício são a Rua Cosme Viana e a Avenida Mascarenhas de Morais, onde o ganho de velocidade média do transporte coletivo chega até 40%. A fiscalização será inicialmente realizada pelos agentes de trânsito e, posteriormente, por equipamento eletrônico, cuja licitação já encontra-se em andamento.


3ª fase - Abertura do primeiro trecho da pista leste da Via Mangue

No dia 1º de setembro, a Prefeitura do Recife inicia a terceira etapa da Via Mangue, com a abertura parcial da pista leste, no sentido subúrbio/centro. O trecho da pista leste da via que será inaugurado fica entre a Rua Félix de Brito e a Rua Henrique Capitulino, favorecendo, principalmente, cerca de 25 mil moradores desta área, que terão uma nova opção de trajeto.

Com a abertura da pista leste, haverá a necessidade de realizar mudanças na circulação de veículos e adequação da rede semafórica no bairro, que também vai beneficiar a circulação no seu entorno. Algumas delas são: o acesso direto da Via Mangue para Avenida Boa Viagem pela Rua Padre Bernardino Pessoa; complementação dos binários já existentes entre as ruas Tenente João Cícero e Padre Bernardino Pessoa e da Antônio Falcão com a Maria Carolina; inversão de sentido das ruas José Maria de Miranda e Henrique Capitulino; inversão de Sentido da Rua Dona Benvinda de Farias entre Av. Conselheiro Aguiar e a Av. Eng. Domingos Ferreira e adequação da rede semafórica.


4ª fase - Abertura do segundo trecho da pista leste da Via Mangue

A segunda parte da pista leste será aberta em dezembro deste ano, no sentido centro/subúrbio, no trecho que liga a Avenida República do Líbano à Rua Doutor Gilson Machado Guimarães. Esta será mais uma opção para os condutores que pretendem acessar a zona sul, amenizando ainda mais o fluxo de veículos na Avenida Engenheiro Domingos Ferreira. Nesta etapa, também será implantada uma alça para que a comunidade do Jardim Beira Rio possa acessar a pista leste da Via Mangue.

HISTÓRICO - A obra foi iniciada em abril de 2011. Em dezembro de 2012, o empreendimento encontrava-se com 38,22% de conclusão, com ritmo mensal médio de 1,82%. Em maio de 2014, o empreendimento chegou aos 98% de conclusão, com ritmo mensal médio de 3,53%. Os 2% restantes serão concluídos até o fim do ano.

DADOS DA OBRA

- Início da obra: 7 de abril de 2011 (Ordem de Serviço)
- Previsão de término: Dezembro de 2014
- Status da obra: 98% (Junho de 2014)

VALOR DA OBRA
- 431 milhões de reais é o valor atual do contrato
- 331 milhões de reais de empréstimo: 76,8%
- 81 milhões de reais do município: 18,8%
- 19 milhões de reais em recursos da União: 4,4%