Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 12.06.18 - 16h26

PCR promove roda de diálogo com ex-usuários de drogas em unidade socioeducativa

img_alt

Ação será continuada e acontecerá a cada 15 dias no Cenip da Avenida Abdias de Carvalho (Foto: Inaldo Lins/PCR)

 

A Prefeitura do Recife realizou, nessa segunda-feira (11), uma roda de diálogo com socioeducandos que já fizeram uso recreativo ou abusivo de drogas e hoje estão no Centro de Internação Provisória (Cenip) do Recife, na Avenida Abdias de Carvalho. Cerca de 15 jovens de 13 a 18 anos receberam as técnicas do Programa Acolhe Vida Recife, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos, para uma conversa sobre sonhos, perspectiva de vida e escolhas. A ação acontecerá a cada 15 dias.

De acordo com Ana Paula Marques, gerente de Cuidado da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod Recife), a prioridade é não falar diretamente sobre as drogas, mas sobre sonhos e fatores que levem os jovens à reflexão. “Queremos falar sobre vida, sobre coisas que trazem esperança e vontade de construir novos sonhos e uma nova história. Até esses meninos chegarem na droga, existe todo um contexto e é com isso que a gente quer trabalhar”, explica a gerente.

Caio Santos* tem 16 anos e participou da roda de diálogo. “Meu sonho é sair daqui, estudar, namorar e mudar de vida”, disse o menino, que já foi usuário de drogas. Cristiane Galindo, coordenadora técnica do Cenip, falou sobre a importância da ação e frisou a necessidade de parcerias com os diversos serviços públicos. “Estreitar parcerias como esta com a Prefeitura é de grande valia para mudar a realidade dos nossos jovens, que, em sua maioria, fizeram uso de drogas. Por isso temos que focar na promoção do cuidado e da saúde mental porque temos impactos das drogas na saúde e na vida social”, disse a coordenadora.

CUIDADO – O Programa Acolhe Vida Recife trabalha diretamente com o cuidado de usuários de drogas e seus familiares através de escuta qualificada em terapias individuais e em grupo, além de fazer encaminhamentos para as redes de saúde, assistência social e complementar. As equipes atendem semanalmente o público que fica no entorno da Ponte do Limoeiro e na Praça Maciel Pinheiro, por exemplo.

Os atendimentos acontecem também de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife; todas as quintas no Compaz do Cordeiro e, nas sextas, no Compaz do Alto Santa Terezinha. Os interessados em outras informações devem ligar para o telefone 3355.8210.

* Nome fictício para preservar a identidade do entrevistado